Planta Parasita
A foto obtida na Costa da Caparica, nos campos junto à igreja nova, em Abril de 2013, é uma planta da espécie Orobanche crenata. Planta parasita de leguminosas, em campos de cultivo e comunidades de plantas ruderais ( junto a caminhos ).
Planta parasita, porque não tem folhas, e necessita de se associar a outras plantas para poder viver. Com o seu caule erecto, revestido de lindas flores labiadas, onde os insectos procuram o polén, na sua função extremamente útil para a Natureza.
A seu lado uma flor, a que chamaríamos malmequer, mas que é conhecida por Erva gorda, é a Arctotheca calendula ( L. ). Encontra-se em dunas e arribas litorais, bermas das estradas e terrenos incultos. As duas podemos observá-las nesta Primavera que já estamos a viver.
A planta parasita, como tantas outras de outras espécies, e como tantos animais, fazem parte da Natureza, da biodiversidade, que todos temos de proteger, admirar, fotografar e aprender a amar.
Há por aí outros parasitas, que não são úteis à sociedade, mas que por esse mundo fora, vão vivendo, explorando os outros, conspurcando o planeta, que não têm nada a ver com estas belas flores.
António José Zuzarte, 22 de Março de 2017.
É sempre bom haver quem escreva sobre flores, e sobre a sua infinita beleza, num mundo cada vez mais árido e pedregoso.