Mata em Perigo

Altura do mato que devia estar cortado…

Mata dos medos – Estaremos a brincar com os incêndios?

Após os acontecimentos terríveis do ano passado, da retórica e das respostas de fachada que se lhe seguiram por parte do governo e das autarquias, a secular Mata Nacional dos Medos, classificada pelo Decreto nº 444/71, de 23 de outubro, como Reserva Botânica devido ao valor do seu património florístico, é a prova de que tudo continua igual.

A Mata Nacional dos Medos é uma área de valor florístico e paisagístico excepcional, onde se podem encontrar várias espécies endémicas lusitanas e é composta por zonas de pinhal manso com sub-bosque.

O Noticias da Gandaia esteve a passear na Mata Nacional dos Medos no dia 18, pela manhã e conversou com alguns utilizadores habituais que relataram nunca ter visto qualquer elemento do ICNF (ou de qualquer outra entidade ou autoridade) naquela mata que, além de reserva botânica, é o maior pulmão de Almada; à excepção de um tractor que há cerca de um mês andou durante uma manhã a limpar a vegetação que cresceu no corta-fogo.

As fotos provam o estado de desleixo em que a mata se encontra com caminhos corta-fogo que não o são porque as copas dos pinheiros se tocam por cima dos caminhos formando uma auto-estrad

Bocas-de-incêndio rodeadas por mato…

a para os incêndios.

Algumas bocas-de-incêndio estão totalmente rodeadas por mato: será que em caso de incêndio os bombeiros conseguem alcança-las antes que ardam?

Lenha que deveria ser recolhida antes das temperaturas começarem a aumentar

O mato está forte, pujante e espalhado por toda a mata como as fotos comprovam. Além do mato, há lenha (ramos e folhagem seca) que constitui um excelente combustível para alimentar fogos florestais mesmo antes de se atingirem temperaturas e graus de secura típicos do Verão.

Quem cuida da mata? O que faz o ICNF? A falta de meios justifica todos os desleixos e abandonos? Se o ICNF não tem meios para cuidar do nosso património natural, porque não o extinguem? No caso da mata dos medos, a CMA não pode fazer algo para proteger um património natural único no concelho?

Quem pode (e quer) acudir à Mata Nacional dos Medos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest