Eleições Europeias

Após algum interregno e já com maior disponibilidade de tempo, eis que voltamos ao contacto com os nossos leitores.
Na sequência da realização, no passado dia 26 de maio, das eleições para o Parlamento Europeu (PE) aproveitamos o ensejo para divulgar os dados eleitorais relativos as freguesias e ao concelho de Almada.

Desta vez apresentamos inicialmente (1º quadro – “Resultados de cada eleição”) uma visão sincrónica (num momento do tempo) de cada eleição para o PE desde 1987, agregando os dados disponibilizados pelo Ministério da Administração Interna – MAI (SIGMAI) e considerando para todas as eleições a reorganização das freguesias instituídas pela Lei 22/2012 de 30 de maio. Neste quadro é possível escolher o ano da eleição bem como a unidade administrativa pretendida.

Relativamente à freguesia do Feijó, inicialmente integrada na freguesia do Laranjeiro aquando da sua criação em 1985, veio posteriormente a ser autonomizada em 11 de junho de 1993. Com a referida reorganização do mapa administrativo, os dados históricos da União das Freguesias do Laranjeiro e do Feijó voltam a ser consistentes historicamente.

Já no que respeita à apresentação dos dados na sua componente diacrónica (evolução ao longo do tempo) apresentamos diversos quadros onde são possíveis variadas seleções:
– nos dois quadros seguintes (2º quadro – “Comparações entre 2 partidos” e 3º quadro – “Comparações entre vários partidos”) permite-se a comparação entre dois ou mais partidos, selecionando na barra horizontal o ano ou os anos pretendidos (faz-se notar que este filtro permite escolher vários anos ou até mesmo anos específicos não consecutivos), para além da unidade administrativa que se deseje investigar.
– no quadro seguinte (4º quadro – “Evolução da participação eleitoral”) privilegiam-se a análise das variáveis que medem a forma com o eleitorado acede ao sistema eleitoral.
– no último quadro apresenta-se um pequeno glossário bem como as siglas partidárias relativas as mais recentes eleições para o PE.

No que respeita à escolha da relevância partidária, deu-se maior protagonismo aos partidos que conseguiram nas últimas eleições, assentos no PE. Os restantes foram englobados numa etiqueta que chamamos “Outros Partidos”, ainda que em diversos quadros seja também possível identificar as respetivas prestações eleitorais.

Cabe ainda sublinhar que todos os gráficos e os respetivos dados podem ser “baixados” e compartilhados pelas respetivas redes de contactos.

Finalmente, e se assim o acharem, agradecemos quaisquer comentários ou críticas que nos façam chegar, bem com sugestões para eventuais futuras visualizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest