Uma Prenda Inesperada

Podia esperar muitas prendas, naquele dia 7 de Agosto de 1989, mas nenhuma igual a esta. Festejava nesse dia, na minha casa de Monforte, os meus cinquenta anos de Vida.

O amigo e companheiro dos Forcados de Montemor João Gião Freixo ofereceu-me uma bonita galga russa. Barsoi foi o nome que passámos a chamar-lhe. Era uma companhia que não incomodava apesar da sua estatura. A casa era grande e tinha o jardim onde ela podia andar à vontade. Foi uma prenda inesperada que jamais esqueci e que recordo em fotos que tenho dela, como esta que acompanha este texto.

Mesmo sem fotos recordo os amigos presentes nesse dia e fico a pensar, tantas vezes, que muitos deles já são só uma saudade, alguns deles mais novos que eu. Não vou aqui deixar os seus nomes, para que a falta de memória não esqueça alguns, que já não consigo recordar. O tempo passa e, passados trinta anos, parece que foi ontem que, naquela tarde quente do Verão alentejano, nos reunimos tantos, em casa e no jardim, durante essa data que hoje recordo.

Pondo de lado esta prenda original há muitas outras que nunca esquecerei. As principais são as pessoas, os amigos verdadeiros e os familiares que estiveram presentes. Essas são verdadeiras prendas, aqueles que faziam parte da minha família, e que já muitos partiram, e os outros que me acompanhavam desde os tempos de Coruche, Montemor, Évora, Lisboa, Elvas, Portalegre, e de tantos lugares por onde passei, em trabalho ou em lazer, e que ocuparam uma parte importante no meu coração, o cantinho da amizade. Hoje com este coração já de velho, ainda permanecem nele essas amizades e outras que fui reunindo durante tantos anos, desde 1989. É para vocês, amigos que não estiveram nesse dia em Monforte, que escrevo também esta pequena crónica.

Que Saudade. Como o tempo passou e, de jovem de cinquenta anos, sou hoje um ancião com oitenta, com um casal de bisnetos, ele de quatro anos e ela com poucos dias. É a Vida, uns partem outros nascem e VIVA a VIDA.

António José Zuzarte, Costa da Caparica, 7 de Agosto de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest