CTA: Ano Novo, Peça Nova

O encenador Nuno Carinhas dirige três actrizes premiadas na primeira peça da temporada da Companhia de Teatro de Almada, na Sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite.

Já está em cena, e assim continuará até 23 de Fevereiro, Viagem de Inverno, um texto de Elfriede Jelinek, autora austríaca premiada, em 2004, com o Prémio Nobel da Literatura, de quem o realizador, também austríaco, Michael Haneke, adaptou ao cinema o romance A Pianista, com Isabelle Huppert no papel principal. Nuno Carinhas, que dirigiu o Teatro Nacional São João, no Porto, entre 2009 e 2018, e cujas criações teatrais são marcadas por uma relação plástica com o texto é o responsável pela encenação, a cenografia e os figurinos, estando a interpretação a cargo de três actrizes premiadas com o Prémio de Melhor Actriz: Ana Cris, em 2019, e Flávia Gusmão, em 2014, ambas com o Prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores, e Teresa Gafeira, premiada em 1994 pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.

Viagem de Inverno parte de uma divagação da autora sobre as 24 canções escritas por Wilhelm Müller e Franz Schubert, para ela som de memória, “reminiscência a soar numa noite fria e selvagem de Inverno”, na qual as “a música vem das palavras, da construção das frases, da sua sequência, da surpresa das paisagens alpinas – lugares de condição onde se escavam dores na memória da pátria e do Mundo. Ao longo da jornada, dividida por oito passos, há chegadas e partidas; regressos de fantasmas; corpos vergados à obrigação desportiva; casamentos de noivas vestidas de dinheiro; gente expulsa de si própria; choros de animais. Agora, perto do fim inevitável da viagem, uma voz inscreve as suas exigências no livro de reclamações da vida”, escreveu Nuno Carinhas nas suas notas de encenação.

As habituais Conversas com o Público, onde vários especialistas debatem temas levantados pelo espectáculo, prosseguem, aos sábados, às 18:00, no Foyer do Teatro Municipal Joaquim Benite, nos dias 8, 15 e 22 de Fevereiro.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest