Nova Rua dos Pescadores
A rua principal da freguesia da Costa de Caparica ganhou novo piso, recebeu arborização e está mais luminosa. Um investimento municipal superior a 700 mil euros
A histórica e emblemática Rua dos Pescadores, eixo central da freguesia da Costa de Caparica, passou a ter um novo piso, espaços verdes, nova iluminação com tecnologia LED e voltou a exibir a sua simbólica Coroa. Uma requalificação que foi inaugurada no dia 26 de Abril.
Além da requalificação desta via central da localidade, a obra incidiu em arranjos na Praça da Liberdade, junto ao Mercado da Costa de Caparica, e repavimentação da Avenida da República na ligação a este eixo. Toda a recuperação envolveu um investimento municipal de quase 700 mil euros.
“Se somarmos esta verba investida pela Câmara de Almada, com a que a Junta de Freguesia aplicou no levantamento do largo das tábuas [frente ao mar] onde foi construído o Parque Atlântico, temos um investimento total na ordem de um milhão de euros”, comentou José Ricardo Martins, Presidente da Junta de Freguesia.
A intervenção na Rua dos Pescadores envolveu a substituição do pavimento existente por lajetas de betão, alternando entre o preto e o branco, mais resistente e de fácil manutenção. Ao longo da rua foram também colocadas árvores, novo mobiliário urbano, elementos de iluminação e contentores de recolha de resíduos urbanos.
“Uma das prioridades nesta requalificação foi, por um lado, devolver a dignidade [à Rua dos Pescadores”, que reflectisse o amor que os caparicanos têm a esta via central e, por outro lado, trazer-lhe luz, daí as opções que tomámos: a colocação de árvores que humanizam o espaço, e trazer coerência, aumentando assim o prazer de viver o espaço público para aqueles que aqui vivem, mas também para aqueles que nos visitam”, comentou a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, (PS) na inauguração.
A juntar às melhorias nesta artéria, foi colocado um dos símbolos da localidade, a Coroa de D. João VI, anteriormente cravada sobre a entrada da Casa da Coroa, a meio da rua.
Colocado a cerca de dez metros onde estava a unifamiliar Casa da Coroa, demolida pela câmara em 1996 por estar em “risco de ruir”, a Coroa agora colocada num pedestal “não é a original, mas sim uma réplica”, revela José Ricardo Martins. Uma opção em muito relacionada com a necessidade de “proteger a peça original para que não seja vandalizada ou deteriorada por estar a céu aberto”, acrescenta. Entretanto falta colocar no pedestal os dizeres relacionados com a história da Casa da Coroa.
“Na reabilitação desta rua também insistimos em reafirmar uma identidade cultural da Costa trazendo de novo a Coroa que as pessoas tanto gostam para a Rua dos Pescadores. (…) Não temos futuro se não tivermos passado. Esta Rua dos Pescadores é também isso, essa ligação entre o passado, o presente e o futuro”, referiu Inês de Medeiros.
O plano de remodelação da Rua dos Pescadores considera ainda a colocação de novas esplanadas, todas elas com desenho idêntico para manter a harmonia desta artéria de comércio e restauração que, no Verão, é um dos locais de atracção turística. “Além de ser a rua central da Costa da Caparica, carrega também a história de ser o local onde, por volta de 1700, os pescadores locais se reuniam para distribuir o quinhão das artes”, conta o caparicano presidente da Junta de Freguesia.