Almada assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, a Câmara Municipal promove, de 18 de novembro a 31 de dezembro, um programa que inclui ciclo de webinares, debates, exposição, ciclo de cinema, hora do conto e Quizz online.
Estas iniciativas pretendem motivar e mobilizar a comunidade para assuntos relacionados com a deficiência e para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
A APCAS – Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal, em parceria com a Câmara Municipal de Almada, promove nos dias 18, 24 e 30 de novembro e 6 de dezembro, entre as 18h30 e as 20h, um Ciclo de Webinares no âmbito das Pessoas com Deficiência: Sexualidade na Deficiência (dia 18), Suporte ao Cuidador: Apoios Sociais & Desafios Emocionais da Prestação de Cuidados (dia 24), Vida Independente: Desafios & Oportunidades (dia 30), Desporto Inclusivo: O contributo da APCAS (dia 6). A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.
De 3 a 31 de dezembro, pode visitar a exposição Arte e Criatividade, na Oficina de Cultura, que reúne trabalhos de artistas e instituições. Esta iniciativa pretende contribuir para a valorização e promoção da cultura, no domínio das Artes Plásticas, junto de pessoas com necessidades especiais e/ou portadoras de deficiências.
De 2 a 4 de dezembro, às 21 horas, é apresentado o Ciclo de Cinema sobre a Deficiência, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça: Um novo caminho (dia 2), A força do amor (dia 3) e Vermelho com o céu (dia 4).
O Núcleo da Margem Sul da Pais Em Rede dinamiza, nos dias 20 e 21 de novembro, no Solar dos Zagallos, na Sobreda, debates com vários oradores sobre as temáticas da Terapia da Fala, da Inclusão no Mercado de Trabalho, Epilepsia e Inclusão Social na Deficiência, e uma hora do conto – Leitura de 2 livros da coleção dos Meninos Especiais para os mais novos.
Também os direitos humanos estarão em destaque dia 2 de dezembro no Quizz online, promovido pela Associação Inovar Autismo e dirigido aos jovens entre os 14 e os 18 anos.