Praias vão ter mais areia
As praias da Costa de Caparica vão receber, este verão, mais um milhão de metros cúbicos de areias, uma intervenção para reforçar a defesa costeira, que estava prevista há dois anos, anunciou o Presidente da Junta de Freguesia, António Neves.
Em declarações à agência Lusa, o autarca social-democrata, adiantou que já foi lançado o concurso público internacional para a realização da terceira fase da alimentação artificial das praias da Costa de Caparica, iniciada em 2007.
A obra esteve prevista para 2011, mas, na época, o Instituto Nacional da Água (INAG) cancelou o projeto alegando que as intervenções anteriores, em que foram colocados cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de areias, tinham tido um resultado “francamente positivo” e dispensavam “temporariamente” uma terceira fase.
Nesta intervenção, explicou o autarca, além da deposição das areias nas praias da Saúde e de São João, serão ainda colocados “uns tubos cheios de areia, fora da praia, para que a retenção de areias seja mais consistente do que aquilo que tem sido até à data”.
“Esperemos que o mar não seja tão agressivo este ano e que tenha alguma bondade para com a Costa de Caparica e que em julho se possa fazer a obra por forma a garantir a segurança de pessoas e bens e manter a defesa costeira que ali se encontra devidamente consolidada”, afirmou António Neves.
As obras, que implicam a distribuição de enormes tubos pelos areais, vão decorrer, à semelhança de anos anteriores, nos meses de verão – entre julho e setembro -, mas o Presidente da Junta de Freguesia não receia efeitos negativos sobre o turismo.