Qual é a agenda política destas eleições? Vamos fazer a nossa!
Na última Reunião Aberta da Gandaia, como de costume, falou-se de tudo. Porém, um dos assuntos que foi debatido e chegou mesmo a ficar decidido é a ausência de projetos a cerca de três meses das eleições autárquicas.
Realmente, é muito estranho que apenas a três meses da data das eleições -e com um mês de férias no meio – não sejam conhecidos candidatos e ainda menos os seus projetos.
É muito mau sinal! Primeiro, parece demonstrar muito pouca ou nenhuma vontade de debater os problemas da nossa Freguesia. Depois, parece demonstrar que os partidos políticos não têm grande vontade em alargar a discussão, em criar incentivos à participação dos cidadãos na vida pública. É muito mau sinal porque não estão a perceber que por este caminho estão a matar, desde logo as freguesias, que a troika quase acabou.
A Gandaia vem assim desafiar os nossos leitores a escreverem abaixo deste artigo-desafio, nos Comentários, aquilo que acham que deve fazer parte dos programas dos políticos que se candidatam à nossa Junta de Freguesia. O que deve constar nos programas dos partidos e dos seus candidatos.
Não custa nada, Neste quadrado aqui por baixo, onde diz Comentários, o amigo leitor escreve: Eu acho que deviam … e zás!
Hem? Não acham que é uma boa ideia? Não temos que ficar à espera…
O Notícias da Gandaia promete que depois irá fazer com que esses temas, essas ideias, cheguem aos candidatos, quando eles finalmente se revelarem, podendo mesmo fazer uma espécie de entrevista para eles responderem.
A limpeza dos areais e os acessos nas praias da Frente Urbana.
Rentabilizar os espaços públicos para outras atividades para além das Feiras do Livro.
O “Largo das Tábuas” podia ser reabilitado de modo a poder ser usado no verão, em atividades culturais, desportivas ou de entretenimento.
Proponho os seguintes pontos a incluir na agenda da campanha eleitoral (por ordem de importância):
1. terminal de contentores na Trafaria – os intoleráveis impactos no meio ambiente e urbano das freguesias da Costa da Caparica e Trafaria
2. higiene urbana – exigência de tratamento decente e definitivo do vergonhoso problema dos lixos
3. areia das praias – continuidade da realimentação das praias e medidas adicionais contra a erosão costeira
4. construção clandestina – medidas de contenção da sua proliferação nas Terras da Costa e resolução dos casos surgidos
5. segurança urbana e nas praias – policiamento e prevenção adequados
6. estacionamento automóvel – medidas reguladoras (parquímetros e policiamento) e salvaguarda dos interesses dos residentes e comerciantes.
7. arborização do meio urbano – plantação adequada nas ruas, praças e parques de árvores frondosas e substituição das desinteressantes espécies exóticas existentes
JV
Como a Gandaia nos tem habituado as questões e desafio colocados, são de grande pertinência e actualidade.
Já está a correr na internet uma petição pela retirada dos parquímetros da Costa da Caparica.
A petição tem por título “Pela criação de alternativas aos parquímetros da Costa da Caparica” e pode ser assinada na mora da da internet que escrevo abaixo
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N70040
Vamos assinar por verdadeiras alternativas ou apenas a dizer que não concordamos sentados no banco do café?
(A propósito a petição também está a passar de mão em mão e é possível que a encontre num balcão de um café perto de si).
Lazer associado ao exercício físico. Porque não investir em parque(s) infantil(s) e circuito de manutenção, com aparelhos diversos, que acompanhe ou prolongue o percurso do paredão?
A falta de limpeza nas ruas. Numa cidade turística é uma verdadeira aberração.
A total falta de respeito e civismo dos condutores que estacionam em cima de ciclovias e circulam em vias de trânsito proibido. Eu já quase fui atropelado na via paralela ao jardim urbano, supostamente de trânsito proibido (excepto veículos de emergência). E também já assisti a um condutor que arrancava descontraidamente as fitas da polícia marítima que vedavam o acesso à zona pedonal junto à praia para estacionar a sua viatura a 20 metros do areal…
A exorbitância de parques de campismo que nada trazem à economia local a não ser lixo e confusão…
E ficávamos aqui o resto do dia tão grande tem sido o marasmo das autoridades políticas e policiais desta cidade…
Caríssimos,
A Ecalma andou a semear parquímetros na Costa de Caparica, e nem “o gato” vai escapar..
Já pensaram nas pessoas que vão trabalhar, para as zonas taxadas?
Já pensaram na quebra do Comercio, com os utentes a pagarem parque?
Como sabemos a população está a ser chacinada com tanto imposto central, Que tal fazerem um abaixo assinado, para toda a população?
A bem da Costa de Caparica
Este tema também foi discutido mas foi-nos informado que os residentes não pagam. A Ecalma tem impressos próprios para pedir um cartão… Mas não deixaremos de incluir a questão dos parquímetros e do estacionamento.
Caríssimos,
Os cartões de estacionamento não garantem a totalidade de utilizadores com carro, e se visitarem outra área da Costa de Caparica, pagam como visitante.
Juntemos-nos e façamos uma oposição estruturada, pois já pagamaos IMI, IUC, os comerciantes pagam derrama,e taxas municipais para terem as lojas abertas.
Será que já pensaram nisso?
Ou estarão a pensar na vossa “arvore”, ?
Sejam Grandes e vejam a “floresta”
A bem da Costa de Caparica
JP Costa
Segurança. A GNR não patrulha, roubam aquele cabo da PT nas barbas de toda a gente. Isto só vai piorar!
As barracas mudaram da Praia de Sto António para as Terras da Costa, andam todos a assobiar para o lado… Os candidatos vão tomar posição?
A erosão costeira! O que será a Costa da Caparica sem praias?