Surfistas Manifestam-se Sábado 27 Contra Contentores na Trafaria
A manifestação terá lugar no próximo sábado, 27 de Julho, pelas 10h,na Praia do CDS, na Costa de Caparica o “Círculo Surfista”, um protesto dos surfistas contra o projeto do terminal de contentores na Trafaria.
O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, anunciou que o porto de contentores de Lisboa será transferido para zona da Trafaria. Após o cancelamento da requalificação de uma das zonas (desaproveitadas) com mais potencial turístico do País, esta obra, segundo a Associação Contentores na Trafaria NÃO!, será um crime e atentado para o meio ambiente mas principalmente, para o surf na maior praia urbana do país: a Costa de Caparica.
O anúncio do governo da construção de um mega terminal de contentores na Trafaria (7 vezes a dimensão do de Alcântara) e de uma linha férrea para trazer os contentores para Lisboa coloca em causa a prática de surf na Costa da Caparica devido à remoção de areias para permitir um canal com calado para os megabarcos de 400 metros, o que fará desaparecer a areia das praias do norte e do centro da Caparica.
Trata-se também de um atentado ambiental numa zona protegida da arriba fóssil que já teve a oposição de associações ambientalistas como a Quercus e o Geota. O projecto é uma parceria público-privada com um investimento público à partida de 200 milhões de euros.
De acordo com os especialistas portuários, as soluções deveriam passar pelo melhor aproveitamento do porto de Sines ou pelo desenvolvimento de Lisboa+Setúbal e não por um mega investimento num local inapropriado que vai exigir uma linha férrea com um custo de 160 milhões de euros, segundo o Presidente da Refer no Parlamento (mais do dobro do preço por km da linha de TGV entre o Poceirão e Caia).
Como forma de protesto a Associação Contentores Trafaria NÃO em conjunto com clubes e escolas de surf da Costa de Caparica, com a colaboração da SOS Salvem o Surf e o apoio da Câmara Municipal de Almada, irá organizar uma concentração de forma a protestar contra este projecto, que para além de não ser sustentado em estudos de impacto ambiental e para o qual existem outras opções mais válidas e adequadas, irá com toda a certeza colocar o surf da Costa de Caparica em causa.
Segundo Pedro Dionísio, membro da Direcção da Associação Contentores na Trafaria NÃO!, Fizemos um apelo a todos os surfistas como amantes de valores como o ambiente, as praias, as ondas para que se unam contra este atentado ambiental, participando no círculo surfista no sábado dia 27 de Julho, às 10h, uma iniciativa em colaboração com os 2 clubes de surf da Caparica e da maioria das escolas de surf e de windsurf. Vão à nossa página no facebook e assinem a carta aberta ao 1ºMinistro (clicar aqui).
Ponto de Concentração: Praia do CDS, Centro Internacional de Surf Sábado (27 de Julho) às 10h00.