Atelier de Escrita Criativa
A Gandaia levou a efeito mais um excelente evento, desta vez um Atelier de Escrita Criativa em parceria com o “Projecto 270” que desde o início se propôs “albergar-nos” na sua quinta eco-biológica, na Costa da Caparica.
Um grupo de 15 pessoas juntou-se à volta de um formador, o José Vieira, sociólogo, formador e animador cultural, com um traço comum a uni-los: a Escrita! Novidade para uns, deleite para outros; houve partilha e descoberta, entre pessoas que ousaram expor-se pela escrita durante um “dia de trabalho”…
Este atelier foi diferente, desde logo pelo ambiente e pelo sítio onde nos acolheram, bem diferente do ambiente ” urbano” onde se costumam realizar este tipo de eventos.
A sessão matinal decorreu muito animada e com boa disposição, sempre com grande ritmo no fluir das palavras escritas, com os participantes a produzirem textos expressivos e alguns deles mesmo poéticos e de grande sensibilidade, nem mesmo os “nicotino dependentes”, com algumas saídas da sala, perturbaram a concentração do grupo; o escasso tempo permitido pelo Zé Vieira não deu para mais mas o desafio era esse mesmo, a espontaneidade da escrita, passar para o papel as ideias, sem preocupação pela forma… mesmo com estes condicionalismos, grandes textos ali viram a luz do dia!
A hora do almoço foi bem-vinda, uns aproveitaram para conhecer a quinta e ouvir algumas explicações sobre a agricultura biológica e a criação de alguns animais (um parêntesis para referir o Eusébio, um porco preto da quinta; não sei se está deprimido ou se os outros dois, mais corpulentos, o segregam; a verdade é que o Eusébio estava triste…), outros deleitaram-se com o ar fresco do dia, excelente, trocando impressões ao acaso.
Do almoço propriamente dito apenas direi que os pratos ficaram vazios! Parabéns ao Nuno Belchior, o “Chef” de serviço.
Na continuação dos trabalhos, poderia pensar-se nalgum abrandamento ou mesmo preguiça… nem pensar! A mestria do Zé Vieira veio ao de cima uma vez mais para nos inquietar duma forma brilhante e fazer-nos esquecer o frio que aos poucos se instalava… o dia estava tão bom que tínhamos resolvido prosseguir o atelier ao ar livre mas o Outono impôs um cair de tarde frio, a pedir agasalho, que muitos de nós não tinham.
Em jeito de conclusão, só podemos sentir satisfação pelo magnífico dia que passámos juntos, em todos os sentidos, descobrir que afinal escrever não é “coisa de intelectual” e vamos fazer um caderninho com alguns dos textos que os participantes entendam incluir.
Por último, um agradecimento público ao “Projecto 270”, nosso parceiro habitual, pela mais-valia que tem emprestado a alguns dos nossos projectos.
uau! grande Eusébio, oxalá deixe o ar triste para dar o exemplo aos filhotes!!!
O sr. eusébio, o nosso porquinho fofinho, vai ser pai! Neste momento as nossas duas porquinhas estão grávidas <3