Junta Publica Relatório Sobre Intempérie
A Junta de Freguesia da Costa da Caparica publicou no seu website um “Relatório Sobre a intempérie dos passados dias 1 e 2 de Fevereiro” que pode ver clicando aqui.
O Relatório,dirigido ao Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, enumera os estragos, verificados também por três técnicos da APA, conjuntamente com o coordenador da Proteção Civil e o Presidente da Junta desta Freguesia, acrescentando a opinião comum a todos os intervenientes: “ser necessário no imediato atuar no sentido de proteger os restaurantes/bares, uma vez que alguns deles apresentam estragos estruturais que colocam em causa o seu funcionamento, assim como a sua segurança (K-Bar, Sentido do Mar, Tasca do Leandro)”.
Acrescenta ainda que “a impossibilidade de reabertura dos espaços nos próximos dias poderá vir a ter consequências do ponto de vista social, uma vez que os trabalhadores que ali exercem a sua profissão podem ter em risco o seu posto de trabalho. Perante este cenário, torna-se urgente e imperioso a realização desta obra nos bares acima identificados. Não só estará em causa a próxima época balnear, como no imediato estes bares têm que ser intervencionados, o que a não acontecer poderá pôr em risco a estrutura dos mesmos.
Independentemente de uma obra de fundo estrutural que terá que ser realizada, há que salvaguardar a época balnear, como tal terão que ser realizadas obras não só no pavimento do paredão que se encontra extremamente degradado (com fissuras), assim como a reposição das escadas de acesso às praias e, também, os bancos de descanso que se encontravam no paredão e que foram arremessados pela força do mar.”