I Congresso de Turismo
Irá ter lugar no próximo dia 20 de fevereiro no Hotel Costa da Caparica o I Congresso de Turismo Almada Entre Mares. Este evento é organizado pela Associação Almar e conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada.
Apesar de não haver nenhum mar no Concelho, mas sim um rio e um oceano, este Congresso tomou a liberdade poética de se afirmar como “entre mares”. O pior é que apenas consagra um único tema ao “Turismo Religioso e Cultural”. Isto num Concelho que tem polos culturais tão fortes como o Teatro de Almada, não distinguir a oferta turística cultural que é tão variada e de reconhecido mérito da oferta de turismo religioso centrada na presença do Cristo Rei, parece não ter sido objeto de uma reflexão mais cuidada.
Para a nossa região atlântica o caso torna-se ainda mais criticável pois é de todo ignorada qualquer valência além do “sol e mar”. Esquece-se a Arte-Xávega, a riquíssima cultura popular presente neste lado do Concelho.
Seja como for, esta iniciativa é meritória e só graças à realização deste tipo de debates é que se poderá melhorar e desenvolver a oferta turística do Concelho.
Para mais informações poderá consultar o site do evento clicando aqui.
Sou Caparicano e por inerência Almadense , e desde há bastante tempo seguidor e admirador da “Noticias da Gandaia” que tem por mérito ir “lembrando” , “sugerindo” e “mostrando” algumas das questoes pretinentes da nossa Região.
Foi com prazer que li sobre o “Congresso Almada Entre Mares ” ,1º Congresso de Turismo de Almada , organizado pela Almar (Associação cívica de Almada) , Congresso esse que aparentemente quer “juntar ideias e criar soluções” num campo tão importante como o Turismo .
Ora qual não é o meu espanto quando ao acreditar que tal seria um congresso aberto a todos os intervenientes, quer sejam entidades, empresas e até cidadãos interessados, verifico que afinal uma ideia que aparentemente era tão boa e que tanto prometia, afinal opta por colocar de parte a grande maior parte de interessados em ouvir e serem ouvidos acerca da situação e soluções para a evolução do Turismo neste nosso Concelho de Almada.
A ideia é meritória, a Almar está de parabéns, mas é pena que o “Congresso Almada Entre Mares”, aparentemente seja um congresso só para alguns (poucos…) dos muitos , centenas ou até milhares de Empresas, Entidades e demais cidadãos que no Concelho de Almada se dedicam a actividades direta ou indiretamente ligadas ao Turismo.
Bem sei que seria difícil criar um logística para todos poderem debater em mesa redonda, bem sei que é melhor faser um Congresso com 40 ou 50 entidades do que não fazer nenhum Congresso, mas o crucial tema do Turismo em termos de negócio para o nosso Conselho mereceria mais. (Ainda mais quando se descarta a tão controversa criação de um Porto de Contentores na Trafaria, que quase tudo trasia de mal, á excepção da criação de uns milhares de postos de trabalho, que aparentemente era o seu único ponto positivo deste projeto…)
Talvez seja uma boa altura para a Câmara Municipal de Almada chamar a si a realização de um Congresso de Turismo “a Sério” onde todos possam dar o seu contributo, debatendo e ouvindo.
Bem hajam e as felicitações a “Notícias da Gandaia” pelo excelente trabalho que vem fazendo .
C.Sousa