Rui Macedo nos Capuchos
Está aberta ao público a exposição pintura “Memorabilia” do artista plástico Rui Macedo, no Convento dos Capuchos.
“Memorabilia” é um projeto de instalação de pintura in-situ de Rui Macedo com curadoria de Caroline Menezes, concebido propositadamente para o Convento dos Capuchos (século XVI), apresentando-se em três espaços: a Igreja, o Claustro e a sala de exposições.
Na exposição, composta por 25 pinturas de diversos tamanhos, formatos e enquadramentos, Rui Macedo usa a técnica da pintura a óleo para simular o real. Com esta instalação o artista plástico propõe-se transformar, por meio de pinturas, a perceção do observador/visitante sobre a arquitetura do espaço expositivo. As obras tendem a questionar a veracidade do que se vê na representação pictórica e, com isto, criam uma armadilha visual na qual o observador/visitante é surpreendido.
Sobre Rui Macedo
Artista plástico nascido em Évora em 1975. Atualmente é doutorando em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e bolseiro Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Bolsas de mérito “Projeto Artístico – Artes Visuais” atribuída por Fundação Calouste Gulbenkian para a instalação Caleidoscópio no Museu de Grão Vasco, Viseu, em 2011, e Mnemosyne no Palácio do Catete e Galeria do Lago do Museu da República, Rio de Janeiro, em 2013.
Participou em exposições em Portugal, Espanha e Brasil.
Exposição “Memorabilia”
Inauguração: 19 de julho de 2014
Hora: 21h00
Local: Convento dos Capuchos
Sítio dos Capuchos
Rua Lourenço Pires de Távora – Caparica
Horário de funcionamento:
Quarta a Sábado: 10h00 – 18h00
Entrada livre