Thalasso: Um Mar de Saúde
Muitas vezes não temos em conta que a Costa tem também uma oferta de termalismo. É diferente das outras termas – por exemplo as nossas águas não são para beber – mas são águas captadas naturalmente e com as quais se produzem diversos tratamentos.
A Talassoterapia não é uma invenção nossa, nem sequer exclusivo. Porém, trata-se de um equipamento que é suportado por um recurso natural de que dispomos em abundância – o mar – captado diretamente da praia.
Segundo a informação disponível, os tratamentos disponíveis são vocacionados para o tratamento de patologias do sistema osteoarticular, músculo-esquelético, circulatório, respiratório, dermatológico e neurológico. Mas claro que é também uma excelente oportunidade de descontração e benefício para o nosso corpo.
Além destas características, representa um investimento significativo na Costa da Caparica, motivo de atração turística e de dinamização dos nossos visitantes, além de implicar um leque de recursos humanos especializados.
Cursiosamente, a talassoterapia situa-se na raiz da história do desenvolvimento da Costa da Caparica, que começa a ser promovida no início do século XX precisamente pelas suas qualidades e benefícios para a saúde. Se consultarmos a literatura promocional que acompanhou o lançamento do Hotel Praia do Sol há 81 anos (que publicamos há pouco – clique para ver) podemos constatar claramente essa caracterização, principalmente da responsabilidade do empreendedor Manuel de Agro Ferreira.
Por outro lado, a Talassoterapia é uma oferta turística que funciona todo o ano, não estando dependente do verão, do calor e do sol.
Portanto, não se esqueça que quando o tempo não está para praia, há outras formas de beneficiar do mar. Além disso, não faltam turistas mesmo na época alta, que procuram outras formas de fruir o nosso mar.