Almada em Paris
A Câmara Municipal de Almada (CMA) participou na 21.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), em Paris, neste mês de dezembro. O presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, esteve presente na Cimeira do Clima nos dias 4 e 5 de dezembro.
No Pavilhão das Cidades e Regiões da COP 21, o município de Almada apresentou o projeto MultiAdapt – Adaptação Multifuncional para Regulação de Cheias, Amenização Micro-Climática e Segurança Alimentar, no âmbito do Programa das Ações Transformadoras (TAP – Transformative Actions Program).
De acordo com informação remetida pela autarquia almadense, “o conceito do projeto MultiAdapt combina hortas urbanas, com bacias de retenção e a restauração ecológica de linhas de água, resultando num relevante efeito sinérgico de promoção da infiltração em profundidade, controlo de cheias e de produção hortícola biológica local, restabelecimento de continuidades ecológicas, bem como amenização dos efeitos de ilha de calor urbana”.
Das centenas de projetos candidatos, Almada foi uma das 20 cidades de todo o mundo escolhidas para apresentar o seu projeto de adaptação às alterações climáticas no Pavilhão das Cidades e Regiões a um conjunto de entidades internacionais.
O presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, esteve presente no dia 4 de dezembro na Cimeira Climática para os Lideres Locais, evento coorganizado pela Mairie de Paris (Câmara Municipal de Paris).
No dia 5 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal de Almada esteve também presente na sala plenária 2 da COP 21 por ocasião do Dia de Ação, um encontro que destaca o compromisso dos Estados e dos atores não governamentais na defesa do clima.