Água no Cineclube

EvenTheRainNa próxima quinta feira dia 14, pelas 21:30 horas, o Cineclube Impala Cine iniciará a discussão da temática da privatização da água com o filme “Também a Chuva”.

Este filme de grande qualidade está bem no centro desta polémica. A Gandaia, que já organizou um debate sobre este tema (clique aqui para ler a notícia) volta agora ao debate, o qual julgamos essencial, iniciando com este filme e culminando, na terça feira seguinte, dia 19 pelas 21:30 horas, um debate com a presença do Engº José Manuel Raposo Gonçalves, Presidente do SMAS e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almada. Porém, sobre este evento temos um outro artigo à disposição dos nossos leitores. (Clique aqui para ler).

Na altura já estava programada a exibição deste filme, porém, o debate foi tão interessante, que não houve tempo para a projeção. Daí fazermos agora dois dias, um para o filme e outro para o debate.

Então, que filme é este? Em poucas palavras:

Sebastian (Gael García Bernal) é um jovem realizador mexicano que chega à Bolívia decidido a fazer o filme da sua vida. Ele quer mostrar as atrocidades infligidas sobre a população aquando a chegada de Cristóvão Colombo à América. Com um orçamento limitado, Costa (Luis Tosar), o produtor do filme, regozija-se por poder empregar actores e figurantes locais que, para além disso, podem recriar o realismo necessário à história. Porém, assim que as filmagens se iniciam são logo interrompidas pela revolta liderada por um dos actores contra a privatização da água. Subitamente, toda a equipa acaba empurrada para uma situação de crise que não poderia prever. Agora, divididos entre abraçar a causa da população ou continuar a produção do filme, a equipa compreende que já não há retorno e que as suas vidas foram inevitavelmente transformadas por aquelas pessoas…
Quinta longa-metragem da espanhola Icíar Bollaín (“Flores de Otro Mundo”, “Dou-te os Meus Olhos”), a partir do argumento escrito por Paul Laverty, um filme dramático que tenta retratar a revolução conhecida pelo nome Guerra da Água que, em Abril de 2000, ocorreu na zona de Cochabamba, Bolívia

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest