Almada associa-se à Semana Europeia do Teste do VIH-Hepatites
Nos dias 22, 23, 29 a 30 de novembro, vai ser possível fazer o rastreio do VIH e hepatites virais na Unidade Móvel «Dar + Saúde à Saúde» que estará estacionada em quatro locais do concelho. Os testes são gratuitos, rápidos e anónimos.
O Município de Almada e Portugal associa-se, mais uma vez, à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites que decorre de 22 a 29 de novembro, de norte a sul do país. Ao longo destes dias, será possível fazer o rastreio do VIH e hepatites virais em várias locais. Os testes são gratuitos, rápidos e anónimos.
No dia 30 de novembro, será também assinalado o Dia Mundial da Luta Contra a Sida.
A Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites 2021 em Portugal é promovida pelo GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento, contando com o apoio da Câmara Municipal de Almada.
Em Almada, a Unidade Móvel «Dar + Saúde à Saúde» vai estar nos dias 22, 23, 29 e 30 de novembro, das 10h às 17h, no seguintes locais:
– 22 de novembro (segunda-feira)
Bairro de Santo António, Laranjeiro
– 23 de novembro (terça-feira)
Junto ao chafariz, Cacilhas
– 29 de novembro (segunda-feira)
Rotunda Centro Sul, Cova da Piedade
– 30 de novembro (terça-feira)
Junto à paragem MST – António Gedeão, Laranjeiro
É ainda possível fazer o rastreio do VIH e hepatites virais no Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais de Almada (Rua Luís de Camões n.º 14 r/c, Laranjeiro), todas as quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h.
Os grandes objetivos desta iniciativa, realizada a nível europeu, são aumentar o número de testes realizados, alertar para os benefícios do rastreio do VIH (vírus da imunodeficiência humana que causa a SIDA) e encorajar que mais pessoas saibam o seu estatuto serológico para as hepatites virais B e C.