Almada Inclusiva
Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Câmara Municipal promove, entre 3 e 7 de dezembro o programa Almada Inclusiva, Almada para Todos.
Esta iniciativa pretende contribuir para a alteração da imagem redutora sobre a pessoa com deficiência, reconhecendo-a enquanto detentora de direitos e capacidades, e promover uma maior inclusão na comunidade, destacando os recursos comunitários, as competências da pessoa com deficiência e a necessária cooperação para uma convivência e coesão social.
Teatro, dança e música
No dia 5 de dezembro, às 15 horas, o Crinabel Teatro apresenta a peça A Oração, a partir do texto de Fernando Arrabal, com encenação de Marco Paiva, no Cineteatro da Academia Almadense (Almada).
No dia 6 de dezembro, entre as 10 e as 19h30 horas são dinamizados vários workshops inclusivos de dança (folclore do Minho e hip-hop), no Complexo Municipal dos Desportos (Feijó), e de artes plásticas, no Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro (Laranjeiro).
A encerrar as comemorações, no dia 7 de dezembro, a partir das 15 horas, sobe ao palco do Cineteatro da Academia Almadense (Almada) o projeto musical Bug.
Com entrada livre, sujeita à lotação dos espaços, as inscrições nas atividades devem ser feitas através do 212 738 100 ou por e-mail para sjuma@cma.m-almada.pt.
Almada inclusiva
Além do concurso anual de âmbito nacional Arte e Criatividade para pessoas com deficiência, realizado desde 1993, ao longo do ano a Câmara Municipal de Almada dinamiza também, há mais de duas décadas, os programas:
Ø Dança e Gira – descoberta de experiências significativas e a e exploração do corpo, o desenvolvimento do controlo emocional e da capacidade de relacionamento, a estimulação de competências psicomotoras e sociais, através do favorecimento da cooperação e da relação;
Ø Aventur.ar.te – dirigido a jovens e adultos com incapacidades de mobilidade, sensoriais ou intelectuais, com o objetivo de promover e desenvolver competências sociais e incentivar a capacidade de tomada de decisões, através da aprendizagem de atitudes e comportamentos que permitam a realização de diversas atividades de lazer).