Arriba Fóssil em Cogestão
A Câmara de Almada pretende constituir uma equipa de cogestão da Arriba Fóssil com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), disse a presidente da autarquia.
“Iniciámos os trabalhos [com o ICNF] para poder criar aqui uma equipa de cogestão, no âmbito das transferências de competências, justamente para a nossa Arriba Fóssil, para o nosso património natural”.
Segundo a Câmara de Almada, a nova Equipa de Sapadores Florestais (ESF) é constituída por trabalhadores especializados, com perfil e formação específica para atividades de silvicultura preventiva e defesa da floresta.
Dispõe também de “duas viaturas, uma viatura todo o terreno, equipada com uma unidade hidráulica para supressão de incêndios, e uma mini-giratória, equipada com destroçadores para limpeza de matos”.
Os primeiros cinco elementos da ESF, que hoje foram apresentados no Parque da Paz, terão como principais funções a manutenção e proteção de povoamentos florestais e a sensibilização das populações em matéria de proteção florestal, nomeadamente no âmbito do uso do fogo e da limpeza das florestas.
A nova ESF permite também ao município de Almada assumirum papel fundamental na vigilância e primeira intervenção em incêndios rurais, designadamente na área florestal da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.
No futuro, os sapadores florestais de Almada poderão vir a ser integrados no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), de âmbito nacional.