Atividade Agrícola em Almada
A caracterização sócio-económica das freguesias do Concelho de Almada não estará nunca completa sem a apresentação dos dados relacionados com a atividade agrícola desta região.
Sem apresentarmos conclusões, como de costume, deixamos para o leitor as interrogações que os dados permitam e eventualmente pistas que deixem pensar o futuro da comunidade atendendo às potencialidades disponíveis localmente e a alteração de paradigma que a atual situação económica parece impor.
Com excepção das freguesias de Almada, Cacilhas, Cova da Piedade e Laranjeiro, freguesias claramente urbanas e sem ativiade agricola relevante, todas as restantes têm dedicado à agricultura alguma parte dos seus recursos, embora com uma redução clara quer da área agrícola utilizada, quer dos recursos humanos a ela afetos.
É ainda importante destacar que grande parte das atividades agrícolas de carácter informal e de subsistência da região dificílmente se encontram refletidas neste estudo.
Serviu de base a este trabalho a publicação pelo INE do Recenceamento Agrícola efetuado para os anos 1989, 1999 e 2009. Apesar da relativa antiguidade dos dados, quiçá alterados pelos efeitos recentes do impacto das medidas restritivas da atividade económica, medidas impostas à generalidade da população portuguesa, considero que a informação disponibilizada sintetiza algumas das variações ocorridas ao nível da estrutura das explorações agrícolas e dos sistemas produtivos praticados na região entre 1989 e 2009.
Excelente estudo e muito fácil de analisar. Muito Obrigada pela partilha, Manuel Torres.