Câmara de Almada Responde à Questão das Inundações
A Câmara Municipal de Almada emitiu um comunicado que visa responder às acusações veiculadas por diversos moradores nos meios decomunicação social e dos quais o Notícias da Gandaia fez eco.
Refere a CMA que se verificaram 57 ocorrências na madrugada de 23 de outubro passado devido ao mau tempo. Uma das mais graves consistiu num “deslizamento de terras na zona da Foz do Rego, mantendo-se esta via ainda cortada. A via encontra-se uma área da responsabilidade do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Agência Portuguesa do Ambiente, junto das quais a Câmara Municipal de Almada manterá todas as diligências no sentido destas entidades
procederem à consolidação da estrada e linha de água ali existentes.”
No que respeita às ocorrências na Costa da Caparica, nomeadamente no Bairro do Campo da Bola, tal como a SIC noticiou e o notícias divulgou num seu artigo (clique aqui para ver) a CMA garante que “o sistema de bombagem das estações elevatórias do Torrão e Santo António, na Costa da Caparica, ficou saturado durante o pico da pluviosidade, apesar das respetivas bombas se encontrarem a trabalhar a 100%”.
Recordam ainda que “os Bombeiros Voluntários de Cacilhas, o vereador responsável pela Proteção Civil Municipal e o Presidente da Câmara Municipal de Almada
[se deslocaram] ao local na noite de quarta-feira, para acompanhar a situação. Também o Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) fez deslocar para a Costa da Caparica vários técnicos.”
Finalmente, reforçam a necessidade de continuar o Programa CostaPolis até ao fim, o que implicaria a construção de nova urbanização, já planeada, nas zonas mais atingidas da cidade.
Pode ver a Nota de Imprensa clicando aqui.