Cineclube com Jantar

No próximo dia 26 de outubro terá lugar uma sessão de Cineclube especial, com início às 19:00 horas e com jantar incluído. Trata-se da última sessão dedicada ao centenário da revolução russa.

Para esta sessão torna-se necessária a inscrição prévia e um donativo de 5,00 €. As inscrições podem ser feitas diretamente para o email da secretaria da Gandaia (sec@gandaia.info) ou através do telefone 916 117 512.

Nesta sessão será exibido o filme biográfico “Reds” realizado por Warren Beatty em 1981, baseado na vida de John Reed, um jornalista e escritor norte-americano que retratou a Revolução Russa no seu livro Dez Dias que Abalaram o Mundo.

Além da atuação de Warren Beatty, o filme conta ainda com Diane Keaton e jack Nicholson. este filme venceu três óscares, entre os quais de melhor realização.

O filme retrata a vida do jornalista norte-americano John Reed, desde a época em que era repórter do periódico socialista The Masses no início do século XX, até a fundação do Partido Comunista dos Estados Unidos. Sua vida conjugal com Louise Bryant, também merece destaque especial na primeira parte do filme. O filme prossegue, mostrando a participação de John na Revolução Russa em 1917, seus contatos com importantes lideranças e as divergências internas que já aparecem no movimento comunista da União Soviética. Dessa participação John realizou a mais famosa cobertura jornalística da revolução, imortalizada no livro Os dez dias que abalaram o mundo, um clássico sobre a história da Revolução Bolchevique, altamente elogiado por Lenin. Durante a existência da União Soviética, John sempre foi tratado como uma espécie de herói na visão internacionalista do socialismo. Morreu em Moscou vítima de tifo com 44 anos. Trata-se do único estrangeiro, que morrendo na União Soviética, teve seu corpo enterrado com grandes honras nas muralhas do Kremlim, ao lado do mausoléu de Lenin.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest