Comunidade Educativa
A cerimónia de Receção à Comunidade Educativa de Almada acontece dia 25 de outubro, na Academia Almadense.
O objetivo é divulgar os serviços e recursos educativos locais disponíveis e homenagear os professores aposentados em 2017.
Pela primeira vez, serão também homenageados elementos do pessoal não docente que no ano passado se reformaram.
Atividades até 31 de outubro
Desde dia 1 de outubro que decorre o Programa da Receção à Comunidade Educativa, prolongando-se até 31 de outubro.
Ao longo deste mês pretende-se mostrar quais os recursos que podem ser utilizados como apoio ao desenvolvimento do currículo e em atividades de complemento curricular, em contexto escolar ou pelas instituições e associações do concelho.
Na prática, educadores, famílias e alunos podem contar com vários passeios pela natureza, horas do conto, oficinas, visitas guiadas e momentos de aprendizagem, debate e convívio.
O enfoque será dado às atividades associadas à leitura, à escrita, em múltiplos suportes e contextos, dando-se continuidade à concretização do Programa + Leitura + Sucesso.
Destaques do programa
Do programa destacam-se o Encontro Nacional das Cidades Inclusivas (15 de outubro), na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea (Almada). Será feita a apresentação da investigação realizada pelo Professor Domingos Rasteiro – Percursos de Inclusão Social em Portugal – dois estudos de casos centrados nas políticas locais para pessoas com necessidades especiais, e será preparado o plano de ação 2018 – 2020.
A 1.ª edição do Festival Read On Almada acontece no Solar dos Zagallos (de 19 a 21 de outubro), evento que decorre de um programa europeu que pretende promover a paixão pela leitura nas crianças e nos jovens, através do seu envolvimento ativo na reformulação das formas de vivenciar, compartilhar e criar a literatura. Um festival que conta com a participação de Carlão, Bárbara Bandeira, Mia Couto (videoconferência) ou Danuta Wojciechowska, entre outros.
O projeto A minha escola recicla será também apresentado publicamente (8 a 19 de outubro). Depois de um ano em projeto piloto, vai ser alargado neste ano letivo e apresentado a todas as escolas da rede pública de Almada do 1.º Ciclo do Ensino Básico.