“Costa Foi Maltratada!”

CarlosMatiasRamosA agência Lusa refere que o bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), Carlos Matias Ramos, afirmou que as praias da Costa da Caparica, em Almada, têm sido maltratadas pelo Estado, frisando que nunca houve uma aposta naquele local, salientando que “ela nunca foi a menina de olhos bonitos de todos os governos, desde um passado muito longínquo, até à situação atual”..

Carlos Matias Ramos, falando à Lusa  à margem da sessão “Ponto da situação e experiência acumulada nas soluções de defesa costeira”, que decorreu no passado dia 30 de abril na sede da OE, em Lisboa. explicou ainda que os estragos deste inverno aconteceram porque “nunca houve aposta naquelas praias”, acrescentando que “as intervenções que têm sido feitas na Caparica têm sido do tipo adesivo”.

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros foi mais longe: “A aposta forte foi sempre na margem direita. Eram os casinos e todo um conjunto de atividades económicas, em que o turismo estava muito virado” para zonas como o Estoril, “descurou-se no tempo uma potencialidade muito grande”..

Segundo o bastonário,

Referindo-se à época balnear, frisou que a mesma está “salvaguardada”, admitindo, contudo, que “há zonas que poderão ter sido mais afetadas do que outras”.

As localidades mais prejudicadas com as ocorrências do inverno estão essencialmente situadas no norte do país, onde “o défice de alimentação de sedimentos poderá ter ocorrido”, levando à diminuição do areal, e onde “há um clima de agitação muito mais violento do que a sul”, assim como um maior número de pessoas localizadas na orla costeira, que vivem de atividades piscatórias, explicou Carlos Matias Ramos, indicando que tudo isso aumenta a vulnerabilidade.

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest