Gandaia Comemora a República a 5 de Outubro

republicaA Gandaia realiza uma sessão comemorativa da implantação da República no próximo sábado, dia 5 de outubro, pelas 21:30, no Auditório Costa da Caparica, com a participação do Dr. Alexandre Flores, Diretor do Arquivo Histórico e autor do livro “A Proclamação da República em Almada; contando também com Belino Costa, investigador sobre a República na região de Aveiro e ainda com o Dr. Jorge Esteves.

A Implantação da República em Portugal constituiu a mudança de regime político que é evidente e costuma ser celebrada, a qual terminou com mais de sete séculos de monarquia.

Porém, acima de tudo, constituiu um primeiro e poderoso passo para uma nova mentalidade, cortando com a sequência secular de privilégios familiares, da autoridade conferida perpetuamente por uma entidade divina que ninguém podia verificar. A República foi-se impondo nas mentes e nos corações porque defendia e anunciava um mundo novo, de cidadãos, iguais perante a lei, com igualdade de direitos e de deveres, livres por definição, mas ligados pelos laços da solidariedade. Esse mundo ainda tem de ser construído, não está pronto nem completo.

 

 VIVA A REPÚBLICA: Liberdade, Igualdade, Solidariedade!

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest