J. P. Cotrim no LAL

JPCotrim 310João Paulo Cotrim, autor, editor e agente cultural, será o convidado do LAL (Livros Autores e Leitores), que terá lugar no próximo dia 25 de novembro, quarta feira – a última do mês, como de costume – pelas 21:30 horas.

O Livro escolhido será “O Branco das Sombras Chinesas”, um romance onde o autor dá largas ao estilo pessoal de prosa que desenvolve. Este livro estará à venda na sessão.

João Paulo Cotrim (Lisboa, 1965) criou recentemente abysmo e arranha-céus, editoras onde os livros se fazem projectos (entre os quais o álbum Sérgio Godinho e as 40 Ilustrações, Autismo, de Valério Romão, ou As Caldas de Bordalo, de Isabel Castanheira).

Guionista para filmes de animação (por exemplo: Fado do Homem Crescido, com Pedro Brito; ou Sem Querer, com João Fazenda), escreveu também novelas gráficas (Salazar – Agora, na Hora da Sua Morte), ficção (O Branco das Sombras Chinesas, com António Cabrita), ensaios (por exemplo: Stuart – A Rua e o Riso; ou El Alma de Almada El Ímpar – Obra Gráfica 1926-1931), aforismos (A Minha Gata) e poesia (Má Raça, com Alex Gozblau), além de histórias para as mais disparatadas infâncias (por exemplo: Sem Querer, com André da Loba).

Dirigiu desde a sua abertura, em 1996, até 2002, a Bedeteca de Lisboa, tendo em consequência organizado um sem número de edições, iniciativas e exposições, bem como participado em colóquios, simpósios e conferências.

Leccionou vários workshops e cursos no ArCo e no IADE, na Pós-Graduação em Ilustração e Banda Desenhada. Assinou A Narrativa do SéculoDois ou  três apontamentos sobre a picaresca viagem da banda desenhada pelo século XX incluída em «A Arte no Século XX» (Afrontamento/Fundação Serralves, 2002).

Foi coordenador dos sites de promoção de leitura da Fundação Calouste Gulbenkian, Casa da Leitura (www.casadaleitura.org/) e Cata Livros (www.catalivros.org).

Comissariou recentemente, para o Museu da Presidência da República, a exposição Jogo da Glória – O Século XX Malvisto pelo Desenho de Humor.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest