Lagoa Aberta
À semelhança dos anos anteriores a Câmara Municipal de Sesimbra levou a cabo a abertura da Lagoa de Albufeira ao mar. Os trabalhos duraram vários dias e envolveram maquinaria pesada, com o objetivo de retirar as areias, que por ação do mar se foram depositando durante o inverno à entrada, na zona conhecida como “boca da lagoa”.
Esta operação realiza-se tradicionalmente em dias de marés vivas na época da Páscoa, e tem como objetivo assegurar a qualidade das águas e o equilíbrio do ecossistema lagunar, que compreende uma grande variedade de peixes, bivalves e aves.
Para além do valor ambiental a Lagoa de Albufeira tem vindo a assumir uma importância económica crescente devido ao desenvolvimento dos desportos náuticos, aquacultura, e atividades de turismo de natureza, particularmente a observação de aves na Lagoa Pequena.
Como o Notícias da Gandaia tem vindo a defender, a Lagoa de Albufeira faz parte do nosso território, ou seja, faz parte da “geografia” de um residente desta nossa Frente Atlântica do Concelho de Almada (FACA).
O percurso da Fonte da Telha até à Lagoa de Albufeira, seja pela praia, à beira mar, seja pela Arriba Fóssil, seja pela Mata dos medos, é um percurso de extraordinária beleza e riqueza ambiental e paisagística, disponível em muito poucos locais deste nosso planeta.
Tirem paretido deste bem, sem esquecer os cuidados fundamentais de preservação da natureza! PASSEIEM!!!