Lobo do Bar: ACID JAZZ!

jazzAs quartas feiras de música no Lobo do Mar organizadas pela Gandaia – o Lobo do Bar – irão continuar na próxima quarta-feira dia 26 de fevereiro a partir das 22:00 horas, desta vez com Acid Jazz, ainda com seleção musical do DJ Rikki Sal.

O Acid Jazz constitui uma evolução recente de cruzamento entre o Jazz, a música mais dançável e as novas sensibilidades artísticas ligadas ao movimento de DJ de clubes europeus, a começar por Londres.

Um dos fatos determinantes para este movimento foi a abertura da editora Blue Note, um bastião do Jazz, ao trabalho de jovens artistas ligados a expressões culturais modernas como o Hip Hop. Desta iniciativa vieram a lume os trabalhos, por exemplo, do agrupamento britânico Us3, que além do enorme impacto de temas clássicos com tratamento moderno, como Cantaloop (Flip Fantasia) (clique para ouvir e ver no Youtube) do tema original de Herbie Hancock Cantaloupe Island.

Acid Jazz é assim isto mesmo, dançável sem ser música de discoteca, emanação direta ao Jazz, mas aberto também a novas experiências como o hip hop e até mesmo sonoridades étnicas de todos os cantos do mundo, como por exemplo, o caso do tema “Mathar” do vibrafonista Dave Pike, criado em 1969 mas adotado em todas as coletâneas de Acid Jazz (clique para ouvir e ver no Youtube) provando que o tempo é coisa flexível e relativa. É também uma corrente muito europeia, sublinhado o seu ecletismo, como, mais um exemplo, o agrupamento francês St. Germain, que grava o seu segundo trabalho “tourist” para a etiqueta nova iorquina “Blue Note” já anteriormente referida (clique para ouvir e ver no Youtube)

Mais uma noite promissora, com música de qualidade, em atmosfera simpática. Imperdoável ficar em casa. A sério.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest