Memórias de um Sismo
A Câmara Municipal de Almada (CMA) associou-se ao Centro Europeu de Riscos Urbanos (CERU) e à Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES) e, de 5 a 13 de outubro de 2019, a Praça da Natureza do Almada Fórum recebe a exposição Memórias de um Sismo.
A cerimónia de inauguração está marcada para as 11 horas do próximo sábado, dia 5 de outubro.
Trata-se de uma exposição itinerante, evocativa dos 50 anos do sismo de 28 de fevereiro de 1969.
É constituída por 10 painéis, que relatam, através de notícias publicadas na imprensa da época, sobretudo as memórias do sismo, estando dois painéis dedicados a conhecer um pouco sobre o próprio sismo e a sismicidade de Portugal Continental.
A CMA, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, participa na exposição com painéis informativos com medidas preventivas e condutas de autoproteção face ao cenário de sismo, de forma a sensibilizar a população sobre como se pode preparar e como deverá atuar durante e depois de um sismo, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes.
A exposição Memórias de um Sismo, promovida pelo CERU, em colaboração com a SPES, é da autoria de Luís Matias, membro do CERU e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – Instituto Dom Luiz, tendo contado com a colaboração de várias pessoas e diversas instituições portuguesas.
Já esteve patente no átrio da Câmara Municipal de Torres Vedras, no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira e nos Claustros do Convento Espírito Santo em Loulé.
Até janeiro de 2020, além de Almada, já está também agendada a sua exibição em locais públicos dos concelhos de Coimbra, Portimão, Viseu, Lamego e Lisboa.