Nova Edição da Gandaia
A Gandaia Edições acaba de publicar um Fac-Símile de uma monografia de propaganda do Guia de Portugal Artístico editado originalmente em 1934. Esta publicação foi impulsionada por Manuel de Agro Ferreira e foi precisamente um dos seus netos, o Arquiteto António Manuel de Agro Magalhães Baião, que nos facultou uma cópia. Como é natural, apresentamos desde já os nossos agradecimentos.
Este Fac-Símile é muito interessante, refletindo com clareza a época em que foi produzido e uma fase da Costa da Caparica em que ela era apresentada como uma zona de efeitos terapêuticos e uma época em que se tinha comoobjetivo estratégico a sua colocação entre as melhores estâncias de turismo, cativando a oferta de serviços de topo.
Tal como referimos, esta monografia era parte integrante do Guia de Portugal Artístico, o qual pertencia à Associação de Arqueólogos Portugueses.
Pode ser adquirida na Gandaia, durante qualquer evento, na Papelaria Mimosa (na Rua dos Pescadores) e na Livraria do Centro Comercial O Pescador.
Para quem quer recebê-la no correio, contacte noticias@gandaia.info
O turismo é um dos pilares de uma estratégia de desenvolvimento sustentado da nossas terra.
Mas ser um pilar, é coisa distinta de ser o pilar!
Que a Costa da Caparica possui património natural, cultural e arquitectónico capazes de atrair visitantes, disso não há dúvida.
Que há uma franja de turistas que são atraídos muito mais por terras como a nossa do que por destinos turísticos massificados, disso também não há dúvida.
Falta-nos, repito-o mais uma vez, uma estratégia clara de afirmação
Muito interessante. Gostaria de publicar aqui no Notícias a sua ideia mais elaborada de “estratégia de afirmação. O que acha? Desta forma talvez possa ser objeto de reflexão para todos os nossos leitores.