Nova Edição em Parceria

A Gandaia Edições publicou recentemente uma obra do Professor Gildo Magalhães, “A Teia do Universo”, em parceria com a Escola de Lisboa de Física Eurítmica do Centro de Estudos de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa.

A Universidade Popular da Gandaia tem trabalhado em parceria com este grupo multidisciplinar de investigadores coordenado pelos físicos José Croca e Rui Moreira, nomeadamente na partilha de recursos digitais que permitam a realização de reuniões por videoconferência, numa situação que tem mantido fechadas as instalações da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O autor, Gildo Magalhães é doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994) e licenciado em Engenharia Eletrónica pela Universidade de São Paulo (1972). Foi bolsista da Fundação Krupp e Alexander von Humboldt (Alemanha), “Resident Scholar” do Instituto Smithsonian (Washington, EUA) e “Fellow” da Chemical Heritage Foundation (Filadélfia, EUA). Atualmente é Professor Titular (RDIDP) do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor de História colaborador do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa) e da Universidade de Lisboa (Centro de Filosofia da Ciência). Dirige o Centro Interunidades de História da Ciência da Universidade de São Paulo. 

Conforme prefacia o Professor José Croca, “o autor mostra nesta obra, com exemplos retirados das ciências naturais, físicas e humanas, que a tese difundida com grande fanfarra pelos media de que a agressão, onde o dito mais forte explora, humilha e esmaga o mais fraco, é o único motor da evolução, não tem de facto a solidez científica que lhe é atribuída. Na verdade, esta maneira dogmática de procurar compreender e explicar os processos naturais, constitui apenas uma primeira e simplista aproximação de uma realidade infinitamente mais complexa e multiforme.”

O livro pode ser adquirido por 15€ nas instalações da secretaria da Associação Gandaia, na Rua Vitorino José da Silva, 18 2825-421 Costa da Caparica (nas manhãs dos dias úteis) ou encomendada por email (secretaria@gandaia.info) contra comprovativo de transferência bancária de 17€ (15+2) para o IBAN PT50 0035 0266 0001 8289 9302 2.

Pode visitar a Livraria da Gandaia clicando AQUI ou no endereço https://gandaia.info/livraria/.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest