O Escândalo das Bandeiras Azuis
Em 2004 em Cascais existiam 4 praias com Bandeira Azul: Conceição, Duquesa, Tamariz e Pôça. Em Mafra 3: Calada, São Lourenço e Ribeira e Ilhas, em Alcobaça outras 3, Água de Madeiros, Pedra de Ouro e Légua. (fonte: Associação da bandeira Azul da Europa). Não conseguimos saber quantas tinha Almada.
Em 2005 Almada tinha 6: Mata, Rainha, Castelo, Cabana do Pescador, Rei e Sereia (mesma fonte). Em Cascais já existiam 6, Em Mafra e em Alcobaça as mesmas 3 cada.
Em 2009 Almada mantinha 6, mas não as mesmas, contando com a do CDS e a do Tarquínio em modo temporário, perdendo as bandeiras azuis da Rainha e do Castelo. Cascais tem várias assinaladas como arriadas.
Este ano de 2014 a situação é a seguinte: Cascais tem 12 praias candidatas – eu escrevo por extenso: doze – Almada mantém as quatro, mas mais uma vez com alterações: Praias da Sereia; Mata; CDS/Santo António; Tarquínio e Paraíso/Dragão Vermelho.
Uma coisa é clara: alguém não está a fazer o seu trabalho de forma competente aqui em Almada, ao contrário de outros, que o fazem (ainda bem para eles)!
O Notícias da Gandaia tinha assinalado a importância das candidaturas atempadamente (ver artigo publicado em janeiro). Aparentemente ninguém ligou ao assunto.
É isto que é um escândalo. Pior do que este insucesso, repetido, é a impunidade que sentem os responsáveis(?). (Definição de responsável? “aquele que responde pelos seus atos”).