Decorria o ano de 1959. Era aluno finalista da Escola de Regentes Agrícolas de Santarém e aproveitava o fim de semana para ir até às Portas do Sol, àquele jardim panorâmico que era um dos ex-libris da capital do Ribatejo. Diz-se, que agora está pouco cuidado e que perdeu o lugar obrigatório e prioritário de uma visita. Dali observava-se o imenso rio Tejo, os campos até perder de vista, as vinhas e a planície imensa até Almeirim, e ao fundo da encosta a Ribeira de Santarém e a linha férrea que bordejava o grande rio até Lisboa.

Sentados no banco do jardim estou eu, alentejano de Veiros pensava talvez no meu querido Alentejo, e os colegas, também finalistas, Osvaldo de Sena Martins, a pensar no seu Cabo Verde e nas suas mornas, e o algarvio José Rodrigues Evangelista, a sonhar com as férias e com os magníficos percebes do seu mar de águas tépidas. Bons tempos que recordo com Saudade.

 

António José Zuzarte, Costa da Caparica, 26 de Janeiro de 2023.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0
Your Cart (0)
Empty Cart Your Cart is Empty!

It looks like you haven't added any items to your cart yet.

Browse Products
Subtotal
Shipping & taxes calculated at checkout.
0,00 €
Checkout Now
Powered by Caddy