Praias de Ouro
Podia ser uma ou duas ou mesmo três, mas não, em 2020 todas as zonas balneares do concelho de Almada vão hastear bandeiras com o Galardão Qualidade de Ouro, depois da avaliação da associação ambientalista Quercus.
Começa a contar no sábado, dia 6, com o início oficial da época balnear: 17 praias de Almada põem o concelho em terceiro lugar na classificação anualmente atribuída pela Quercos, apenas atrás de Albufeira e Vila Nova de Gaia.
As zonas em questão distinguidas em Almada pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza são: Bela Vista/Nova Vaga, Cabana do Pescador, Castelo, CDS/Santo António, Cova do Vapor, Fonte da Telha, Infante, Mata, Morena, Praia Nova/Nova Praia, Rainha, Rei, Riviera, São João da Caparica/Praia do Norte, Saúde, Sereia, Tarquínio-Paraíso/Dragão Vermelho.
Analisando a classificação por regiões, a Região Tejo e Oeste, onde o concelho está inserido, voltou a ser a que contabilizou mais praias com Qualidade de Ouro, num total de 106, sendo Almada o concelho com o maior número de zonas balneares distinguidas com o Galardão Qualidade de Ouro.
No total, e para a época balnear de 2020, a Quercus identifica 386 praias com Qualidade de Ouro em Portugal, mais 11 do que em 2019. Das praias galardoadas, 322 são praias costeiras, 54 são praias interiores e seis são de transição.
Os critérios para uma praia receber a Qualidade de Ouro incluem qualidade da água excelente nas últimas cinco épocas balneares (de 2015 a 2019), que todas as análises realizadas na última época balnear (2019) tenham apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares, e ainda que, na última época balnear (2019), não tenha ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.