Praias de S. João
Estou hoje, mais uma vez, na esplanada da Praia das PALMEIRAS no bar/restaurante LEBLON.Há já alguns anos que frequento esta praia onde aproveito o tempo para sentir a brisa do mar, admirar as águas azuis e despoluídas, e escrever as minhas crónicas… crónicas diversas e a poesia também vão surgindo.
Faz hoje quarenta e um anos que um grande amigo perdeu a vida lá perto do farol do Búgio e o mar, o grande mar nunca devolveu o seu corpo… penso mais uma vez nele, na sua alegria contagiante, na sua loucura sã, quando nos nossos convívios, ou quando, na arena, batia as palmas a um toiro e o abraçava em mais uma das suas grandes pegas.
Vejo a Bandeira Azul, a única nestas Praias de S. João, e outra que a acompanha, a Bandeira de Ouro, esta a atestar a qualidade das águas… Este lugar faz-me tantas vezes sonhar, sonhar sonhos que parecem impossíveis, mas que com o tempo se vão realizando… Não sou já muito frequentador das areias brancas e finas deste lugar e sinto-me melhor instalado numa mesa da esplanada onde leio e escrevo, admirando as dunas, agora em recuperação por um sistema novo instalado que tem tido resultados surpreendentes… além das varas finas espetadas na areia, há uma plantação de plantas que têm os seus habitats nas dunas e que ajudam na sua fixação. Não são só os lírios brancos das dunas e os cardos marítimos, sobre os quais já escrevi noutras crónicas, há agora uma flora mais diversificada e houve a eliminação de outras plantas que eram introduzidas e não faziam parte destes habitats. Tudo isto tem de ser preservado e as crianças que frequentam a praia têm de ser educadas pelos pais e avós ou pelos adultos que as acompanham, para não invadirem e destruírem estes espaços.
Os novos donos do LEBLON: o Rui Costa e o João Rui, assim como o já veterano Ricardo, que aqui trabalha há 11 anos, e todos os novos funcionários, têm o cuidado de manter em volta a Natureza protegida… enquanto servem os seus óptimos pratos, petiscos e bebidas, em ambiente acolhedor.
Que eu ainda possa desfrutar, por mais alguns anos, estas PRAIAS de S. JOÃO, que elegi, há mais de dez anos, e onde reencontro gente amiga e conhecida todos os dias.
António José Zuzarte, Costa da Caparica, 17 de Julho de 2015.