Praias Sem Vigilância
O Correio da MAnhã assinalou o problema: Milhares de banhistas em praias sem vigilância. É assim há anos durante o tempo em que o tempo está ótimo para um dia de praia mas a época balnear ainda não começou por decreto.
A exceção parece ser Cascais. Neste concelho a prática é diferente. Parece que eles estão preocupados em afirmar uma imagem diferente: marca de qualidade.
Infelizmente, aqui não imperam essas preocupações. Poucas bandeiras azuis e nada de banheiros até começar a coisa por decreto.
Transcrevemos na íntegra o trabalho deF.M., J.S., João C. Rodrigues, Pedro F. Guerreiro, publicado no Correio da Manhã, que pode ler no original clicando aqui.
“Um nadador-salvador para quase 30 quilómetros de praias cheias – e que apenas foi chamado ao serviço após um jovem de 21 anos quase perder a vida com um mergulho no mar. Esta foi a realidade com que milhares de banhistas depararam ontem nas praias da Península de Setúbal – e no resto do País, também não há vigilância. Apesar das temperaturas altas, a época balnear ainda não abriu na costa portuguesa. Apenas algumas praias do concelho de Cascais têm nadadores-salvadores – a época abriu no dia 1. Passavam poucos minutos das 09h00 quando o alerta chegou ao 112. Um jovem de 21 anos estava inconsciente e em paragem cardiorrespiratória na sequência de um mergulho na praia de São João, na Caparica (Almada). O INEM foi chamado e, após “mais de meia hora de manobras de reanimação”, a vítima foi levada para o hospital. O acidente ocorreu em frente ao bar Bicho de Água e pouco depois o gerente do concessionário chamou o nadador-salvador que habitualmente ali trabalha. Apesar de não estar obrigado por lei, contratou o vigilante por um dia. Mas foi o único, tal como o CM constatou, da Trafaria à Lagoa de Albufeira. “Deveria haver um plano de contingência para estes dias, em que, a partir dos alertas meteorológicos e da previsão de haver praias cheias, o Instituto de Socorros a Náufragos obrigasse à colocação de nadadores-salvadores nas praias”, conta um amigo do nadador-salvador de S. João. Um dos concessionários instalados na praia garantiu ontem ao CM que hoje já terá nadadores de serviço. “Será uma semana de muito calor e esta praia tem muitas crianças. Até agora não contratámos ninguém porque o tempo está muito instável”, explicou ao CM Vítor Cerqueira, responsável pelo bar Kontiki. A época balnear é definida por cada município.”