PS de Espinho, Aveiro e Leiria quer valorizar a Arte-Xávega
Os deputados do PS, João Paulo Pedrosa (Leiria), Rui Duarte (Coimbra) e Rosa Albernaz (Aveiro), apresentaram um Projecto de Resolução que “recomenda ao Governo um conjunto de orientações com o intuito de valorizar a Arte Xávega”.
No passado dia 15 de janeiro teve lugar uma reunião com a Câmara Municipal de Mira e com a recentemente formada Associação Portuguesa da Xávega (APX, ou Há Pexe), que formalizou o apoio daquelas entidades ao Projeto de Resolução.
O Projecto de Resolução, segundo explica o PS, surge na sequência dos diversos problemas que têm vindo a ser detectados relativamente a restrições na prática da Arte-Xávega. “Como se sabe, a arte xávega foi já praticada em quase toda a costa portuguesa, embora se restrinja hoje à faixa compreendida entre Espinho e Sesimbra, atentas as inúmeras dificuldades com que se depara”, notam os socialistas em comunicado, recordando que “o PS, em Aveiro, e os seus deputados da Assembleia da República têm acompanhado com preocupação os problemas com que se têm deparado as companhas da arte xávega”.
Ao longo dos últimos tempos, os elementos do PS reuniram com elementos das companhas, bem como com as autarquias, e é desse trabalho que resulta o Projecto de Resolução que foi apresentado.
A possibilidade de criar um sistema de monitorização de recursos de pesca (nomeadamente do carapau e da cavala); incumbir a comissão mista criada junto da Secretaria de Estado do Mar de definir orientações para a produção de estudos técnicos e científicos sobre esta arte de pesca tradicional e os seus impatos nos recursos de pesca, na economia local, no turismo e na valorização dos valores culturais e etnográficos; desenvolvimento de uma campanha de comunicação e sensibilização para a preservação e valorização da arte-xávega; criação de uma rede de infraestruturas para a primeira venda de pescado associado às embarcações licenciadas com a arte-xávega; e a possibilidade de alargamento do regime de exceção, são algumas das propostas dos deputados do PS, neste Projeto de Resolução.
Tanto quanto o Notícias da Gandaia julga saber, este Projeto foi já chumbado na Assembleia da República pela maioria governativa PSD-CDS. Esta informação carece ainda de confirmação.
A Federação do PS do Distrito de Leiria optou por enviartambém uma Carta a Aníbal Cavaco Silva em que explica tudo aquilo que está a ser feito aos pescadores da Arte-Xávega. Pode ler uma transcrição dessa Carta nesta notícia da Rádio Cister (clicando aqui).