Turismo só às vezes?

turismoEsta é a imagem do centro da Costa da Caparica no final de um domingo de sol. Esta é a imagem de um sistema de recolha de resíduos sólidos desadaptado,ineficaz e contraproducente.

Estamos a assistir a uma campanha contra os contentores na Trafaria. Porque somos uma região de Turismo. Há também uma campanha para que não termine o CostaPolis, pois seria um grande revés no desenvolvimento da regiâo. Desenvolvimento turístico,está bem de se ver.

Ora para nós, caparicanos, está claramente por fazer o nosso trabalho de casa. Está por fazer o trabalho da Câmara e está também por fazer o da Junta de Freguesia. Não há inocentes.

Bem podem os responsáveis políticos da Junta culpar a Câmara ou os da Câmara culparem a Junta, ou todos culparem o governo e este, claro, culpar a troika, a europa, ou a Sra.Merkel. Não, já não há paciência. É preciso encontrar soluções e acabar com esta situação. Se há coisas em que os portugueses são bons é na criatividade.

O problema é difícil, é complexo. Somos uma cidade com pouca gente nos dias de semana do inverno, com bastante mais gente nos fins de semana, com muita gente se fizer sol e milhões no verão. Porém, as infra-estruturas de saneamento básico – que não são baratas – não esticam. Como resolver?

Não fazemos ideia. Mas pagamos impostos para que se contrate quem encontre soluções. Na verdade, a parte de contratar já está feita, faltam é as soluções.

Senhores políticos, com todo o respeito, porque nós somos dos que consideram que a política é nobre e os senhores são respeitáveis – sem ironia – vamos lá voltar a fazer da Costa da Caparica uma terra onde se tem prazer de estar, uma terra para onde se vai para ter prazer.

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest