Turismo só às vezes?
Esta é a imagem do centro da Costa da Caparica no final de um domingo de sol. Esta é a imagem de um sistema de recolha de resíduos sólidos desadaptado,ineficaz e contraproducente.
Estamos a assistir a uma campanha contra os contentores na Trafaria. Porque somos uma região de Turismo. Há também uma campanha para que não termine o CostaPolis, pois seria um grande revés no desenvolvimento da regiâo. Desenvolvimento turístico,está bem de se ver.
Ora para nós, caparicanos, está claramente por fazer o nosso trabalho de casa. Está por fazer o trabalho da Câmara e está também por fazer o da Junta de Freguesia. Não há inocentes.
Bem podem os responsáveis políticos da Junta culpar a Câmara ou os da Câmara culparem a Junta, ou todos culparem o governo e este, claro, culpar a troika, a europa, ou a Sra.Merkel. Não, já não há paciência. É preciso encontrar soluções e acabar com esta situação. Se há coisas em que os portugueses são bons é na criatividade.
O problema é difícil, é complexo. Somos uma cidade com pouca gente nos dias de semana do inverno, com bastante mais gente nos fins de semana, com muita gente se fizer sol e milhões no verão. Porém, as infra-estruturas de saneamento básico – que não são baratas – não esticam. Como resolver?
Não fazemos ideia. Mas pagamos impostos para que se contrate quem encontre soluções. Na verdade, a parte de contratar já está feita, faltam é as soluções.
Senhores políticos, com todo o respeito, porque nós somos dos que consideram que a política é nobre e os senhores são respeitáveis – sem ironia – vamos lá voltar a fazer da Costa da Caparica uma terra onde se tem prazer de estar, uma terra para onde se vai para ter prazer.