Javali na Costa

Como se pode ver na foto, publicada no Facebook por Rui Ricardo moedas no grupo Viver a Costa, há um javali a passear nas ruas da Costa da Caparica. Calmamente.

Na foto, tirada nas traseiras do Hotel Praia do Sol, na Rua D. João VI, o javali, sozinho, parece tranquilamente fazer a sua busca por alimento. Mas há mais fotos e até um vídeo nas ruas circundantes e na Avenida 25 de Abril.

Segundo se pode ler nos comentários, já foram avistados nas Terras da Costa e também em Pera, perto da Trafaria.

Foi já noticiado que a população destes animais tem vindo a aumentar imenso na Serra da Arrábida. Por exemplo, num artigo da Visão (clique para ver) é documentado com fotos um grupo de javalis a comer mexilhões nas rochas do Portinho da Arrábida. Pode-se ver no Youtube vários vídeos dos animais que simpaticamente aceitam comida da mão de turistas e mesmo aceitam restos à porta dos restaurantes.

O Diário de Notícias chegou mesmo a classificar este aumento de população dos Javalis na Serra da Arrábida como praga. (Clique para ler). No artigo são referidos os avistamentos (com fotos) em Azeitão e até em Setúbal.

Sabemos que existe uma continuidade mais ou menos florestal entre a Arrábida, a Lagoa de Albufeira e a Mata dos Medos. Não será pois surpreendente que a expansão destes animais se venha a dar para este lado…

Seja como for, se o vir, não tenha medo nem o assuste. Pelo que se sabe, se não forem provocados, estes javalis são pacíficos, como se pode ver nos vídeos…

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest