Teatro da Gandaia

A Gandaia vai iniciar um novo ciclo com um grupo de teatro formado de raiz e com um projeto reorientado para a nossa sala e para a nossa região. Vamos abrir as inscrições. Vamos, é maneira de dizer: elas estão abertas a partir deste momento!

Todos aqueles que se interessem pelas artes performativas, especificamente ligadas ao teatro, esta é a chamada.

Este novo ciclo destina-se a criar um projeto inclusivo, portanto aberto à participação de todos, destinado à animação do Auditório Costa da Caparica – que é o propósito primeiro da Associação Gandaia – tendo como segundo princípio norteador, a dinamização da nossa região que, como todos sabem pois tem sido definida claramente desde o primeiro momento da Gandaia, se compreende como a faixa litoral entre a Lagoa de Albufeira e a Trafaria, denominada por nós como a FACA – Frente Atlântica do Concelho de Almada.

Naturalmente, como a Trafaria está já há vários anos com um projeto dinâmico de teatro, o GITT, a nossa preocupação se centra mais na Costa da Caparica – Fonte da Telha.

De forma resumida, além de abrir o projeto às pessoas da nossa região, mas sem exclusividade, podem vir amigos de outras partes do país, planeta, galáxia e por aí fora, este projeto destina-se TAMBÉM a dinamizar, além do Auditório, o nosso território e até, como muitas vezes exprimimos, tentar renascer certas tradições populares do passado, como o Enterro do Bacalhau, as Cegadas, etc.

Além disso, a direção da Associação colocará à consideração do grupo que agora se está formando a preferência por textos dramáticos originais, eventualmente produzidos pelo próprio grupo, de novo, preferencialmente ligados ao quotidiano que todos partilhamos nas nossas vidas.

Para iniciar este novo ciclo e este novo grupo (GTG – Grupo de Teatro da Gandaia) convidámos uma profissional experiente e sintonizada com esta forma de funcionamento: Christiane de Macedo, que já nos conhece e já atuou no nosso palco.

Como poderão ver pelo currículo que agora publicamos, a Associação Gandaia esforçou-se por encontrar uma proposta credível, sólida e de qualidade para todos os interessados.

Inscrições com mensagem eletrónica para geral@gandaia.info ou sec@gandaia.info (basta clicar). Não é necessária experiência anterior, mas caso tenha, mencione na mensagem.

Breve Currículo de Christiane de Macedo

Atriz. Diretora Teatral (Encenadora). Dramaturgista. Locutora de Rádio – áudios institucionais e comerciais para rádio e televisão. Apresentadora de Eventos Culturais e Sociais.

Formada pelo Curso Permanente de Teatro 1981-1984 – Centro Cultural Teatro Guaira – Curitiba –Paraná -Brasil.

Atua profissionalmente em Teatro, Cinema, Televisão, Rádio e Performance há 34 anos. Em seu currículo como Atriz, realizou mais de 70 peças teatrais da dramaturgia clássica e contemporânea. No cinema  brasileiro atuou em vários filmes entre longas e curtas metragem. Na Televisão atou em inúmeras Séries, além de apresentar vídeos institucionais e  inúmeras campanhas publicitárias.

Durante toda sua carreira é também ministrante de Cursos livres de teatro, workshops de Interpretação, Improvisação, Performance, e dramaturgia. Além de ser Preparadora de Elenco para montagens teatrais e filmes e Diretora teatral de grupos amadores e profissionais.

É Curadora de Editais de Cultura nas áreas das Artes Cénicas, e Jurada em Festivais de Teatro em todo Brasil.

Durante 10 anos integrou a Companhia Brasileira de Teatro deslocando-se por todo o País.

Integra a Companhia Iliada Homero, na Récita do Canto II da Ilíada de Homero.

Foi dirigida e contracenou com nomes expressivos do Teatro Nacional. Entre eles estão  Paulo Autran, Enio Carvalho, Ademar Guerra, Márcio Abreu, Felipe Hirsch, Letícia Sabatella, Simone Sopladore, Marcelo Marchioro, Raul Cruz,  Volker Quandt, Celso Nunes, Chico Mello, Octávio Camargo, Rafael Camargo, Alexandre Reineck e tantos outros.

Possui vários Prémios como Melhor Atriz, Atriz Coadjuvante e Melhor Espetáculo. Entre os quais se destacam:

Prémio Governador do Estado. Troféu Gralha Azul. Melhor atriz em “As Bruxas de Salem”, de Arthur Miller.

Prémio Governador do Estado, Troféu Gralha Azul.  Melhor Atriz Coadjuvante em “A Ópera dos Três Vinténs”, de Bertold Brecht.

Prémio Governador do Estado, Troféu Gralha Azul, Temática Educativa e Melhor Atriz Coadjuvante em “Vamos Transar”, de Rotte Gruze.

Prémio Fenata de Melhor Espetáculo com “À Beira Do”, texto, direção e atuação de Christiane de Macedo.

Prémio Potty Lazarotto, Melhor Atriz em “A Grega”, de Steven Berkoff.

Premio I Mostra de Teatro da Fundação Cultural de Curitiba, Melhor Atriz em “Volta ao Dia”, de Julio Cortazar.

Em Portugal apresentou as Peças “À Beira Do”, “Cabaret Pessoa” e “Canto II”, da Ilíada em:

Pernes, ago 2017.

Teatro A Barraca – Lisboa, ago 2017

Centro Intercultura Cidade – Lisboa, ago 2017.

AJA – Associação José Afonso – Lisboa, set 2017.

Associação Gandaia – Costa da Caparica, set 2017

Teatro A Bruxa – Évora, set 2017

Fórum Lisboa – Lisboa, set 2017.

 

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

One thought on “Teatro da Gandaia

  • 20 de Dezembro, 2017 at 13:38
    Permalink

    Fico satisfeito com a iniciativa, mas não posso participar por falta de talento1!!!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest