12 de Março: A Noite do Pinguim

PenguinCafeOrchestra ESTSerá á próxima edição do Lobo do Bar, na quarta feira dia 12 de março, a partir das 22:00 no Lobo do Mar, em que será dedicada à famosa e extraordinária Orquestra do Café Pinguim. Curiosamte, uma iniciativa por alvitre de um nosso amigo, Jorge Vasconcelos, logo na primeira edição das noites Lobo do Bar.

Na verdade, ainda hoje, a Penguim Cafe Orchestra constitui um projeto musical ímpar. Um projeto do malogrado multi instrumentista Simon Jeffes, desaparecido em 1997, com um primeiro album produzido pelo famoso Brian Eno, A orquestra, que começou como quarteto de câmara, conseguiu fundir com sucesso e elegãncia o mundo da música pop/folk com as sonoridades e instrumentos mais comuns na música erudita, nomeadamente minimalista.

Sendo muito acressível, a música dos Penguim Cafe Orchestra está plena de alegria e até de sentido de humor, constituindo um exemplo de como as possibilidades criativas são, tantas vezes, muito mais amplas do que se julga à partida. Uma aposta que cala fundo na Gandaia.

Simon Jeffes, além de multi instrumentista, tinha também o condão de atravessar estilos musicais, sendo, por exemplo, o orquestrador da secção de cordas da histórica versão do tema “My Way”, tal como Sid Vicious e os Sex Pistols interpretaram da versão original de Frank Sinatra. Além de Simon Jeffes, o único membro fixo desta orquestra era a violoncelista Helen Liebmann, sendo chamados inúmeros músicos para colaborarem conforme os trabalhos e as composições iam exigindo.

Mais um projeto para uma noite bem passada, com o pretexto da música de qualidade, mas com o suporte dos amigos da Gandaia. Quem não vier, não é pinguim!

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest