As origens da Caparica
Segundo a Wikipédia, a palavra Caparica ao que parece deriva do latim cappar, cappari ou capparis, este por sua vez proveniente do grego kapparis que significa alcaparra. Desta forma, Caparica será portanto o lugar onde existem alcaparras, o alcaparral.
Segundo os especialistas, dado existirem no concelho de Almada uma maior incidência de étimos de origem latina, parece que Caparica provavelmente derive do latim. Não se pode, contudo excluir a sua origem árabe, a partir de al-kabbara que, por sua vez deriva do latim.
A tradição vulgar faz derivar o termo da lenda associada a uma capa rica; assim, de capar rica acabaria por derivar a moderna Caparica.
No website da Junta de Freguesia podemos encontrar a seguinte versão da Lenda:
” LENDA DA CAPA RICA”
Numa pequena povoação risonha e sobranceira ao mar, a meio caminho entre Almada e o Oceano, por cima da falésia ao Sul do Tejo, vivia uma pobre velhinha esfarrapada e com um corpito magro diminuido pelos anos. Arrastava-se com dificuldade envolta na sua capa remendada num xadrez caprichoso e multicolor.
Chamavam-lhe bruxa e avarenta, sendo com frequência escorraçada e recusavam-lhe a esmola com enfado, sendo suposto possuir muito dinheiro escondido não se sabia onde, tendo vivido anteriormente com abastança e que possuía bens segundo a descrição da vizinhança.
Nunca faltou à missa, caminhando entre montes e vales, ficando encolhida a um canto, embrulhada na capa a pesar-lhe sobre os ombros. Ao voltar, devagar e vergada com o peso dos anos, seguia pacificamente pedindo, pedindo sempre.
Estranhando a sua prolongada ausência, as gentes do lugarejo foram á sua humilde cabana, onde a encontraram morta e o seu corpito envolto na sua capa. com admiração de todos, a seu lado encontrava-se uma carta para EL-Rei.
Perante surpresa do soberano, a pobre velha legava-lhe a capa, mediante promessa de se proceder à construção duma Igreja no povoado. Surpreendido com o peso da oferecenda, este mandou rasgá-la, começando a cair do seu forro uma grande quantidade de dobrões em ouro. Depois do desejo cumprido, ainda sobrou fortuna, daí terem surgido várias povoações com o sobrenome de CAPA-RICA.
Ver a página da Wikipédia, clicando aqui.
Ver a página da Junta de Freguesia clicando aqui