Ginjal: Discussão em Curso
A ideia de reabilitar o Cais do Ginjal começou a ser trabalhada pela Câmara Municipal de Almada em 2009. O ano passado foi anunciada com algum pormenor. Agora, ou melhor, até dia 19 de Fevereiro, é tempo de discussão pública.
Para ajudar a esta discussão está em exposição, no átrio do Fórum Municipal Romeu Correia, até ao final do mês, um dos projectos apontados para mudar a paisagem de Almada. Oficialmente conhecido como Plano de Pormenor para o Cais do Ginjal, a exposição inclui a maqueta do plano desenhado pelo arquitecto projectista Samuel Torres de Carvalho para aquele espaço entre o terminal fluvial de Cacilhas e o Jardim do Rio.
A reabilitação e requalificação da, por assim dizer, nova fachada da cidade, ainda sem data de início ou conclusão, inclui a criação de uma praia e jardim do Ginjal, mais um miradouro, na Rua Trindade Coelho. Ao que será acrescentado um silo automóvel com capacidade para 600 lugares, e ainda a instalação da Escola Internacional das Artes na antiga Fábrica de Óleo de Fígado de Bacalhau, e do Centro de Indústrias Criativas do Ginjal, assim como relocalização da Casa da Juventude e do Centro Paroquial de Almada, sem esquecer que a viabilização do projecto deverá também incluir actividades económicas ligadas ao património e ao turismo, espaços culturais, espaços de restauração, sem esquecer a promoção de habitação para os mais jovens.
Bom dia,
Pouco clara está a a maior parte da frente ribeirinha que diz acesso condicionado (na planta exposta aparece a tracejado Rosa).
Estamos perante um condomínio fechado?