Protocolo Leitura
No âmbito do Plano Municipal de Promoção do Sucesso Educativo +Leitura + Sucesso, a Câmara Municipal de Almada e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA – FCSH) assinaram no passado dia 16 de janeiro, um Protocolo de Colaboração – Voluntariado de Leitura.
O projeto Voluntários de Leitura, promovido pelo CITI (Centro de Investigação para Tecnologias Interativas) da NOVA – FCSH em parceria com a AVL – Associação para o Voluntariado de Leitura, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura através de uma plataforma digital que estimule a adesão de voluntários e funcione como instrumento congregador de iniciativas de escolas, bibliotecas e outras organizações.
O projeto visa apoiar a ação de voluntários de leitura que desenvolvam a sua ação em escolas, bibliotecas e organizações da sociedade civil, procurando proporcionar às crianças portuguesas, sobretudo aquelas cujas famílias dispõem de menos condições para lhes prestarem apoio individual, experiências mais alargadas de leitura acompanhada.
Com a presente iniciativa, o Município de Almada reforça a rede de parceiros (entidades e municípios) que colaboram com o projeto Voluntários de Leitura a nível nacional.
O objetivo passa por criar um programa concelhio de voluntariado de leitura para intervir em contexto escolar, capacitando os voluntários que queiram participar na orientação das suas atividades para a promoção do sucesso educativo.