Centro de Saúde no Feijó
O Grupo Parlamentar do PCP apresentou o Projeto de Resolução 487/XIV, pela construção do Centro de Saúde no Feijó, no concelho de Almada, apoiando a Plataforma pela Construção do Centro de Saúde no Feijó, dinamizada pela União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó.
Assinalando as carências sentidas pela população no domínio dos cuidados de saúde, afirmam:
“Desde 2013 que o Centro de Saúde de Santo António no Laranjeiro dá resposta à população do Laranjeiro e do Feijó. As atuais instalações são manifestamente insuficientes para os mais de 47 mil utentes da sua área de influência. Segundo os dados disponibilizados, na USF estão inscritos 15.632 utentes, e na UCSP estão inscritos 31.164 utentes, dos quais 20.630 utentes não têm médico de família.
Para além do elevado número de utentes sem médico de família (quase 50% do total de inscritos), a situação é de carência de trabalhadores da saúde (médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e assistentes operacionais), de elevados tempos de espera para consulta, de dificuldade de marcação de consultas por telefone ou de qualquer esclarecimento através de contato telefónico com as unidades.”