Doc à Sexta ADIADO

Devido às novas regras ditadas pela evolucão da Pandemia, não será possível realizar o Doc à Sexta desta semana.

Naturalmente, quer o coordenador desta iniciativa, Gonçalo Ferreira, quer a Gandaia, lamentam esta contigência, mas todos estamos conscientes da importância de colaborar responsavelmente com a Direção Geral de Saúde e restantes entidades.

ADIADO

Numa próxima sexta feira , pelas 21:30h no Gandaia Clube, terá lugar mais uma edição do Doc à Sexta, coordenado por Gonçalo Ferreira, e que desta vez nos traz “O Sal da Terra, realizado pelo cineasta Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, filho de Sebastião Salgado, um dos fotógrafos mais respeitados no mundo.

Sebastião Salgado, em 2004, quando se encaminhava para os 70 anos e depois de uma pausa na fotografia, lançou-se numa empreitada de dimensões homéricas que consistia em captar imagens de lugares e homens que representassem o que de mais prístino se pode contemplar hoje.

O resultado dessa longa viagem, fruto de oito anos de trabalho e de mais de 30 viagens por todos os continentes, é “Génesis”, uma exposição que inclui mais de duas centenas de fotografias e está organizada em cinco secções: “Sul do Planeta”, “África”, “Santuários”, “Terras a Norte” e “Amazónia e Pantanal”.

Com este documentário, realizado pelo cineasta Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (filho de Sebastião), o espectador fica finalmente a conhecer o homem por detrás da câmara, a maneira como encara a existência e de que forma o seu trabalho teve impacto no modo como olha a Humanidade, a natureza ou a si próprio.

Entre os vários prémios arrecadados, “O Sal da Terra” recebeu uma Menção Especial do Júri da secção Un Certain Regard no prestigiado Festival de Cinema de Cannes, um César para Melhor Documentário e ainda uma nomeação para o Óscar nesta categoria. 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest