Resultados Eleitorais

ResultadosApresentamos uma visualização dos resultados eleitorais autárquicos que, embora densa, com apenas 3 quadros, tenta oferecer não só uma visão panorâmica dos resultados que se têm verificado, como também esses resultados na sua especialidade, possibilitando – como tem sido nossa opção – a multiplicidade de leituras dos seguidores do Notícias da Gandaia.

Os três quadros que agora apresentamos, o primeiro mostra os resultados eleitorais com as percentagens e com os mandatos obtidos, outro, comparando as transferências de votos entre os sucessivos atos eleitorais (desde 2005) e por fim, outro quadro comparando as flutuações de votos das freguesias para a Câmara e para a Assembleia Municipal e/ou vice versa.

Chama-se a atenção para, no primeiro quadro, só quando se escolhe o Concelho de Almada (e não qualquer das suas freguesias) se poderá ver os resultados referentes à Câmara e à Assembleia Municipais.

Embora não corresponda a nenhuma eleição em particular é possível visualizar os votos das eleições para as freguesias agregadas no concelho, bem como as votações para a Câmara subdivididas por freguesias. Tratam-se de exercícios teóricos sem correspondência prática, que nos podem permitir imaginar melhor as intenções eleitorais da população.

Há um destaque que é necessário acentuar relativo ao número de mandatos para a Assembleia Municipal (ainda que também mencionado em nota): nestes mandatos estão incluidos os presidentes de junta que, por inerência, têm assento na Assembleia Municipal, não correspondendo os resultados em mandatos aos decorrentes da simples contagem dos votos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pin It on Pinterest