A33 entre a Caparica e o Barreiro já está concluída mas custa o dobro

O presidente da Estradas de Portugal considerou que a A33, entre a via rápida da Caparica e o Barreiro, ficou concluída e “manteve o essencial” da obra original apesar da renegociação do projecto com o concessionário.

A A33, a funcionar já em pleno, atravessa os concelhos de Almada, Seixal e Barreiro, e permite a distribuição de todo o tráfego da margem esquerda do Tejo, designadamente os itinerários que utilizam as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.

O que não vem nas notícias é que custa praticamente o dobro do que indo pela A2, pois o percurso entre a Ponte 25 de Abril e a saída para o Barreiro/Montijo é gratuito, as portagens são depois. Como se trata de pagamento automático, só depois de receber a conta em casa é que se percebe a diferença.

Não deixa de nos fazer pensar na política de transportes e de construção da rede viária e os seus objetivos. Este é o melhor interesse do público? Para não falar da forma ostensiva como a sinalização “empurra” os automobilistas para as autoestradas e, neste caso, de forma flagrante, indica a A33 e omite a A2 como opção equivalente. Por exemplo, quem vem na A33 do Barreiro para a Caparica ou Lisboa, a única placa explícita é da A33, a A2 só dá Sul, dando a entender que se destina apenas a quem vai nessa direção. Lapso?

A Gandaia verificou.

Pior do que tudo, lançaram portagens na circulação interna da freguesia da Charneca, tal como defendido neste artigo do Rostos.pt.

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

2 thoughts on “A33 entre a Caparica e o Barreiro já está concluída mas custa o dobro

  • 7 de Dezembro, 2012 at 15:53
    Permalink

    Passamos por la esse fim de semana e a horrivel sinalizacao nos direcionou a Moita! ainda fungindo das placas azuis, acabamos por demorar 1h pra chegar ao Montijo o que normalmente nos toma 30 min. Ja para a volta, decidimos que iamos pagar pq nao valia a pena duplicar o tempo do percurso e descobrimos q há a mesma saida de antes para a A2. Realmente é um absurdo! Eles gastam dinheiro com a mudança da sinalização e ainda está tudo muito mal sinalizado visto que no ultimo mes, so na IC20, as placas mudaram de Charneca para Coina, dps Coina e Charneca e agora Montijo e Charneca…

    Reply
  • 7 de Dezembro, 2012 at 13:23
    Permalink

    Parabéns pelo artigo!
    Por estranho que pareça (ou não…), esta gente até com o google mexe!!! Se pegarmos no Google Earth para definir uma rota, logo à saída da Costa, em vez de IC20 como era normal, está A33!!! Obviamente há toda uma intencionalidade que importa desmascarar bem como o ardiloso sistema de portagens!Muito pouca gente dá por elas..
    A.Fonseca

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest