Foz do Alge

Canoagem no Zêzere

Foz do Alge
Foz do Alge

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES FECHAM PRÓXIMA SEGUNDA DIA 8!!!

A Gandaia, com os méritos do seu diretor António Fonseca, propõe um programa de canoagem e caminhada no extraordinário ambiente do Maciço Central de Floresta em torno do rio Zêzere, partindo do ambiente paradisíaco da Foz do Alge, até à lindíssima localidade de Dornes, no fim de semana de 12, 13 e 14 de setembro. Uma oportunidade a não perder!

ParqueCampismo
Parque de Campismo da Foz do Alge

O programa pode começar na sexta-feira dia 12, ou no sábado dia 13, desde que no sábado se esteja prontinho a navegar pelas 10:00 horas da manhã, junto ao Parque de Campismo da Foz do Alge.

Para quem tem aversão ao campismo, a estadia é livre. Assim, os participantes poderão ficar no Parque de Campismo ou em Figueiró dos Vinhos, ou em Cernache de Bonjardim, ou noutro sítio qualquer. Como ficou dito, um cidadão ainda é livre de dormir onde lhe apetecer.

O programa propriamente dito começa no sábado pela fresquinha da manhã, com a descida do rio Zêzere em canoa fornecida pela prestigiada organização da Gandaia. São oito quilómetros de saudável pagaiada em ainda mais saudável convívio. À chegada, em Dornes, há um almoço leve, fornecido pela Gandaia, composto de sandes, fruta e sumo. O pessoal de maior alimento poderá mesmo atacar as tasquinhas da localidade. Porém, é bom não esquecer que outros 8 quilómetros os aguardam rio acima.

Dornes 350
Dornes

Só como aviso, apesar de representar um esforço, não se trata de nenhuma competição de velocidade nem de resistência. Um canoísta experimentado leva cerca de hora e meia a fazer este percurso e nós, atletas domingueiros e vagarosos, devemos ficar pelo dobro. Seja como for, não há pressas e podemos até parar para uma bela banhoca. A ideia é gozar a natureza…

De regresso à Foz do Alge espera-nos o merecido jantar, seguido de uma extraordinária Queimada Galega. Um momento mágico, à base de lenha, aguardente e misteriosas invocações a Baco, às Bruxas e aos Ministros das Finanças.

O jantar é no Parque de Campismo. Após aturadas, prolongadas e aprofundadas negociações com os proprietários do restaurante, a Gandaia resolveu incluir apenas o prato principal no programa de forma a manter o preço muito acessível, permitir a cada um acrescentar – pagando – as entradas, bebidas ou sobremesas que entender.

A verdade é que a inclusão de bebidas, sobremesas e entradas elevariam o preço para quase o triplo e acontece que há pessoas que bebem muito e há outras que bebem pouco, pessoas que adoram sobremesas, outras que nem lhes tocam e, por todas essas razões, resolvemos ficar pelo básico do prato principal de forma a podermos oferecer um preço muito baixo por todo o pacote deixando a cada um a decisão sobre que despesas extra entende fazer.

Termina assim a noite de sábado, na floresta, com a Queimada Galega, que diz quem sabe, é coisa que nunca se esquece por mais que se viva…

FragasSimao
Fragas de S. Simão

O domingo, como todos os domingos, começa manso e pachorrento, passarinhos a cantar e o rio a correr. Assim sendo, faremos um pequeno percurso de canoagem, subindo o Rio Alge – coisa pouca – e diremos adeus às pagaias e canoas.

Levanta-se o acampamento, para aqueles que acamparam e temos o almoço, nos mesmos moldes do jantar do dia anterior.

Contas arrumadas com o parque, partimos, preferivelmente nas viaturas com que chegamos para uma salutar caminhada nas Fragas de São Simão.

Esta é uma caminhada num percurso sinuoso desde o Casal de S. Simão, uma aldeia de xisto típica, até às Fragas de S. Simão e sua praia fluvial, através de uma frondosa mata, ao encontro duma ribeira de águas límpidas onde o banho se apresenta irrecusável!

Desde a aldeia até à ribeira é uma descida acentuada sempre debaixo de arvoredo e com regresso pelo mesmo percurso. A distância é de cerca de 5km, caminhos fáceis onde a única dificuldade é a subida de regresso à aldeia.

A duração da caminhada é de cerca de 2.30h acrescida pelo tempo que durarem os banhos…

 

Preço total do pacote: 45,00 Euros.

Para quem não precisa de canoa: 25,00 Euros

Pagamento até 7 de setembro para NIB – 0007 0000 00019859878 23

Contacto: António Fonseca – 968 769 541

 

Inclui:

Aluguer das canoas por dois dias

Almoço Leve de sábado (sandes, fruta e sumo)

Prato principal de jantar de sábado

Queimada Galega

Prato principal de almoço de domingo

Caminhada nas Fragas de S. Simão

 

Não Inclui:

Transporte

Alojamento (cerca de 5 euros por dia no Parque (1 pessoa mais tenda)

Pequenos-almoços

Entradas, bebidas e sobremesas no jantar de sábado e almoço de domingo.

 

Notícias da Gandaia

Jornal da Associação Gandaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pin It on Pinterest